Título: VOLTA A ANTIGA ESTRELA
Autor: Soraya Aggege, Ricardo Galhardo e Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 01/05/2006, O País, p. 5

PT busca as origens e desiste do estilo Duda

SÃO PAULO. O PT quer voltar a algumas origens para superar o desgaste sofrido com o mensalão. No Encontro Nacional realizado no fim de semana, o partido reabilitou a antiga estrela vermelha e aposentou a estrela estilizada do publicitário Duda Mendonça. Mas, como forma de angariar fundos, por exemplo, os dirigentes rejeitaram a proposta de retomar a cobrança de mensalidade dos filiados.

Apelando à antiga estrela, o PT desenha novas estratégias de comunicação. A maior novidade é dar mais atenção ao relacionamento com as correntes internas do partido. A ordem é reforçar uma imagem mais democrática e harmoniosa.

¿ Enquanto o ex-presidente José Dirceu vencia pela maioria numérica, o Ricardo Berzoini vence pelo consenso ¿ afirmou o dirigente nacional Francisco Campos.

Foi pelo consenso que os delegados conseguiram aprovar 33 emendas ao programa de governo sem necessidade de voto. E, também pelo consenso, os dirigentes adiaram as investigações sobre os deputados citados no caso do mensalão. Por trás dessa imagem de ¿diálogo interno¿ e de volta do ¿velho PT¿, está o novo coordenador de comunicação, o publicitário Edson Barbosa.

O maior destaque, em vez de ser o discurso do presidente Lula, foi o vice, José Alencar (PRB). Alvo das mais agudas críticas em 2001, Alencar foi ovacionado na sexta-feira e disse frases que animaram o partido, como ¿o PT é o Brasil¿.