Título: Partido deve se coligar com PCdoB e PSB
Autor:
Fonte: O Globo, 01/05/2006, O País, p. 5

Com verticalização, alianças informais seriam a saída

SÃO PAULO. Embora tenha atendido ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de liberar alianças amplas, a cúpula do PT avalia que o cenário mais provável é uma coligação restrita ao PCdoB e ao PSB na eleição presidencial. Para os dirigentes petistas, a verticalização, cláusula de barreira e interesses regionais devem impedir que partidos da base aliada como o PTB, o PL, o PP e até o PMDB se aliem formalmente ao PT.

A saída seriam alianças informais negociadas em cada estado. Se a previsão se confirmar, Lula poderá ter palanques duplos e até triplos em alguns estados. No quadro desenhado pela cúpula do PT, o PSDB se aliaria apenas ao PFL; o PMDB não teria candidato próprio à Presidência, nem apoiaria formalmente qualquer outro postulante; e o PSOL marcharia sozinho.

Se o quadro se confirmar, aumentam as chances, na opinião dos petistas, de que a eleição se resolva no primeiro turno. Neste caso, o amplo arco de alianças aprovado pelo PT teria como único objetivo não fechar as portas aos demais partidos.

Até dirigentes ligados a correntes de esquerda admitem que o leque deve ser mais restrito do que Lula gostaria.

¿ Esse pedido (do presidente Lula) é uma bobagem. Na verdade, por causa da verticalização, temos 95% de chances de nos restringir apenas ao PSB e ao PCdoB ¿ disse Joaquim Soriano, secretário-geral-adjunto.