Título: TELEMAR SUSPENDE TRANSMISSÃO DE DADOS DO PRODERJ
Autor: Paulo Ricardo Moreira
Fonte: O Globo, 01/05/2006, Rio, p. 8

Medida foi adotada porque o estado deve R$50 milhões à concessionária, referentes a serviços de telecomunicação

A Telemar suspendeu ontem os serviços de transmissão de dados do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), autarquia vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A medida foi adotada por causa das dívidas do estado com a empresa de telefonia. Conforme publicado ontem na coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO, o governo estadual deve R$50 milhões à Telemar, referentes à prestação de serviços de telecomunicações.

Proderj contesta valor da dívida com concessionária

Segundo a assessoria de comunicação do governo, a presidente do Proderj, Tereza Porto, fora informada da suspensão dos serviços na sexta-feira. Porém, ainda de acordo com a assessoria, o órgão, responsável pela gestão de tecnologia da informação e comunicação do governo estadual, está contestando o valor do débito anunciado pela Telemar.

Em nota oficial, a Telemar informou, ontem à tarde, que o corte será feito parcialmente e de forma seletiva, atingindo inicialmente o serviço de transmissão de dados do Proderj. Apesar de estar respaldada legalmente, a concessionária garantiu que não suspenderá os serviços de órgãos considerados essenciais para a população. Segundo a Telemar, a interrupção foi decidida após várias tentativas de negociação com o governo estadual para liquidar dívidas acumuladas desde 2002.

Até o início da noite de ontem, a assessoria de comunicação do governo não soube informar quais os serviços do Proderj, ligados à administração pública, que seriam afetados. No entanto, os computadores e as linhas telefônicas do Palácio Guanabara continuavam funcionando.

A medida da Telemar deve afetar principalmente os sistemas corporativos criados pelo Proderj. Um deles é a folha de pagamento dos servidores públicos. O órgão é responsável pela emissão de 450 mil contracheques mensais de servidores ativos, inativos e pensionistas. Prefeituras e câmaras municipais que utilizam esse serviço também podem ser prejudicadas.

Consulta sobre roubo de carros pode ser afetada

O acesso ao banco de dados também pode ser afetado. Entre eles, o sistema de roubos e furtos de veículos. A Polícia Civil não conseguiria, por exemplo, consultar por meio dos computadores esse sistema, para ter informações no Detran sobre um carro roubado. O registro de ocorrências da informatizado da Polícia Militar também seria atingido, assim como a consulta ao sistema de controle e tramitação de processos administrativos, que tem 80 órgãos como clientes.

O Proderj criou sistemas específicos para atender a secretárias e órgãos do estado. Entre eles, o sistema de cobrança da Taxa de Incêndio e o banco de dados de crianças desaparecidas, que também podem ser atingidos.