Título: Rosinha patrocinou programa de igreja ligada a aliado de Garotinho
Autor: Fábio Vasconcelos
Fonte: O Globo, 30/04/2006, O País, p. 4

TCE apontou irregularidade na compra de espaço em TV do Espírito Santo

A relação do governo do Estado do Rio com a pré-candidatura de Anthony Garotinho (PMDB) à Presidência da República não está restrita à assinatura de contratos com empresários que ajudaram financeiramente a pré-campanha do ex-governador. Uma inspeção do Tribunal de Contas do Estado descobriu que a governadora Rosinha Garotinho patrocinou com recursos do estado um programa de TV da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus, no Espírito Santo, que tem entre seus diretores o deputado federal Jair de Oliveira (PMDB).

Meses após a ajuda, Oliveira declarou apoio à pré-candidatura de Garotinho. Sediada em Brasília, a igreja tem hoje três mil templos e cerca de um milhão de fiéis em todo o país. O pagamento do governo foi detectado numa inspeção realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE) nas contas da Secretaria estadual de Comunicação, no ano passado.

Espaço vendido para a igreja custa R$50 mil mensais

Durante o levantamento, o TCE descobriu que o estado patrocinou o programa ¿Cristo verdade que liberta¿, que foi ao ar pela TV Tribuna, do Espírito Santo. No programa, que ainda é exibido de segunda a sexta às 7h, o governo do Rio veiculou várias propagandas do estado entre março, abril e maio de 2005. As notas fiscais da venda do espaço publicitário foram emitidas pela empresa Áudio Visual Produções Ltda, do Espírito Santo.

Embora esteja registrada na Receita Federal como loja de material elétrico, a Áudio Visual produziu programas para a Igreja Tabernáculo Evangélico. Mônica Loureiro, mulher de Marcelo Barcelos, dono da empresa, confirmou que emitiu nota para a Secretaria de Comunicação do estado do Rio. Mônica contou que a igreja pediu à produtora que preenchesse a nota em nome da secretaria.

O departamento comercial da TV Tribuna informou ao GLOBO que o espaço é vendido para a igreja, que por sua vez tem autonomia para negociar o espaço publicitário com os patrocinadores. De acordo com a TV, o horário custa em média R$50 mil por mês.

O ex-governador esteve pelo menos duas vezes com representantes da igreja no ano passado. Em março, mês de um dos pagamentos identificados pelo TCE, Anthony Garotinho participou do 2º Fórum Nacional Cidadania das Assembléias de Deus no Brasil, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde estavam o deputado Jair de Oliveira, e o pastor Doriel de Oliveira, vice-presidente e presidente da igreja.

O segundo encontro ocorreu em setembro, também do ano passado, em Vitória, Espírito Santo. Foi nessa ocasião que o deputado Jair de Oliveira declarou apóio à candidatura de Garotinho pelo PMDB, conforme a edição do ¿Jornal Mensagem¿, produzido pela Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus.

O deputado Jair de Oliveira explicou que um dos seus assessores negociou com o governo do Rio o patrocínio para o programa. O deputado negou que seu apoio a Garotinho tenha alguma ligação com a ajuda do governo do Rio para o programa da igreja:

¿ Conheço Garotinho desde a campanha de 2002. Não existe nenhuma relação entre o patrocínio e o meu apoio.

O Secretaria de Comunicação do Rio não quis comentar o caso. Informou apenas que o governo também veiculou anúncio em programas de TV da Igreja Católica.