Título: PARLAMENTARES CEDERAM INFORMAÇÕES
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 30/04/2006, O País, p. 14

ONGs têm acesso aos dados do Siafi antes da Câmara e do Senado

Para ter acesso aos dados do Siafi, a ONG conseguiu apoio de quatro parlamentares ¿ Roberto Freire (PPS-PE), Eduardo Paes, Fernando Gabeira (PV-RJ) e Sérgio Miranda (PDT-MG) ¿ que fizeram um termo de cessão das informações a que teriam direito no Siafi para a ONG. O Contas Abertas desenvolveu um sistema para ter acesso aos dados antes mesmo da Câmara e do Senado, que atualizam seus sistemas semanalmente.

¿ O nosso desafio é prestar informações sobre os gastos públicas federais a quem nos consultar ¿ explica o economista Gil Castelo Branco.

A ONG funciona com quatro estagiários, uma secretária e os dois colaboradores. Na semana passada, recebeu equipamentos de informática como doação do Escritório da ONU para Combate ao Crime, Drogas e Corrupção no Brasil.

Especialistas elogiam iniciativa da ONG

Na cerimônia de doação dos computadores do escritório das Nações Unidas Contra Drogras e Crime (UNODC) para a ONG, na noite de quarta-feira, em Brasília, o ministro Jorge Hage, chefe da Controladoria-Geral da União, elogiou a iniciativa do Contas Abertas. Para ele, a associação pode contribuir com o governo no sentido controlar e melhorar a qualidade dos gastos públicos.

¿ Sem a ajuda dos cidadãos, os órgãos públicos, por mais que evoluam, jamais serão capazes de fiscalizar os gastos de todo o país ¿ afirmou Hage, que citou também o portal da transparência, página na internet criada pelo governo federal que disponibiliza dados sobre a movimentação financeira dos órgãos da União.

O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Lucas Furtado, que também participou da cerimônia, concordou com ele:

¿ O Contas Abertas fornece dados que nunca foram colocados à disposição da população ¿ ressaltou.