Título: DEPENDENTES TÊM DEPRESSÃO, SURTO PSICÓTICO E DELÍRIO
Autor: Vera Araujo
Fonte: O Globo, 30/04/2006, Rio, p. 18

Psiquiatra diz que crack é mais perigoso do que a cocaína

O psiquiatra Jorge Jaber constatou que houve aumento significativo dos casos dependência de crack e de ecstasy durante o ano passado. Inicialmente, eram pacientes brasileiros que vinham dos Estados Unidos e de cidades como Juiz de Fora para se tratar em sua clínica. Agora são os cariocas que procuram atendimento por causa do crack, já com surto psicótico.

¿ O crack traz mais riscos à saúde do que a cocaína, já que no Rio ela é bastante misturada, perdendo seu teor de pureza. O crack vem em pedra in natura e é fumado, atingindo o cérebro em três segundos, causando dependência imediata. O uso ininterrupto por seis ou sete meses pode levar à morte ¿ explica o médico.

Se não mata, o crack deixa seqüelas irreversíveis. Entre os sintomas apontados por especialistas, estão falta de memória, taquicardia, perda de apetite, extremo cansaço físico, envelhecimento precoce, redução de anticorpos e, conseqüentemente, a baixa imunidade. Por ser fumado, pode causar infecção nos pulmões, evoluindo para tuberculose. Segundo Jaber, agindo diretamente no cérebro, provoca estado de excitação, confusão mental, delírios e alucinações paranóicas:

¿ As pessoas se sentem perseguidas. Acham que são alvos de alguém imaginário. Depois, vem uma depressão profunda, perde-se o interesse pelas pessoas, inclusive pelo sexo.