Título: Usuário perde noção do que é certo e errado: vai à rua roubar ou matar
Autor: Vera Araujo
Fonte: O Globo, 30/04/2006, Rio, p. 18

Droga é perigo para toda a sociedade, porque torna o dependente violento

O crack não causa só a destruição dos dependentes da droga e de suas famílias, mas atinge toda a sociedade. O alerta vem da própria Polícia Civil e do Conselho Estadual Antidrogas (Cead). Murilo Asfora, que coordenou o Cead até março deste ano, explica que o usuário de crack fica excitado e muito violento. Na ânsia pela droga, ele vai para as ruas para roubar e até matar. Em dezembro de 2004, O GLOBO revelou que o crack começava a entrar no Rio, nas camadas mais pobres da população.

Traficantes que usam crack ficam ainda mais violentos

No Cead, ano passado, 262 pessoas eram usuárias de crack, um aumento de 79 casos em relação ao ano anterior. De janeiro a março deste ano, 80 novos pacientes dependentes de crack foram atendidos.

¿ A sociedade não tem idéia do perigo que essa droga representa. Como ela age diretamente no cérebro da pessoa, o dependente perde a noção do que é certo e errado. Ele só quer saber da droga. Quanto mais gente nós recuperarmos, menos violência teremos nas ruas ¿ explica Murilo Asfora.

A chefe do setor de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), inspetora Marina Maggessi, também concorda que a droga é um estímulo à violência:

¿ O crack deixa a molecada do tráfico louca, isso acarreta mais crimes.