Título: TECNOLOGIA DE CELULAR IRRITA CLIENTES
Autor: Nadja Sampaio
Fonte: O Globo, 30/04/2006, Economia, p. 41

Vivo e Claro não conseguem resolver transtornos causados por mudança de sistema

Os problemas nos sistemas de operação das companhias de celular vêm irritando os clientes. A Vivo está trocando seu sistema operacional, o que dificulta a programação, a habilitação e o cancelamento de linhas, além de provocar atraso na entrega das contas. Já na Claro os transtornos que surgiram com a mudança de tecnologia para o sistema GSM até hoje se refletem nas faturas e na dificuldade para se discutirem dívidas. Os consumidores precisam ter muita paciência e nem sempre as queixas são resolvidas.

O empresário Luiz Eduardo Barra Tessarollo tem cinco linhas da Vivo. No dia 24 de março, o celular de seu filho Pedro parou de receber e fazer ligações. Jussara Miranda, mãe de Pedro, tentou uma solução durante 15 dias com o 0800:

¿ Os atendentes diziam que o sistema operacional da Vivo estava sendo trocado e com isso não era possível reprogramar o celular. Mandavam que eu tirasse e recolocasse a bateria para ver se funcionava e chegaram a dizer que eu procurasse uma assistência técnica. Fui então à loja de Ipanema e a gerente disse que não poderia fazer nada, pois o sistema estava fora do ar, e pediu que eu voltasse em cinco dias. Voltei e finalmente ela conseguiu reprogramar o aparelho.

Contas atrasadas serão emitidas com novo vencimento

Rogério Alves começou a ficar preocupado porque o dia do vencimento de sua conta estava próximo, mas a fatura não chegava:

¿ Tentei pelo site e pelo telefone obter uma segunda via, só que o site cai e o telefone só dá sinal de ocupado. Depois de muito tentar, consegui a resposta de que a troca do sistema estava atrasando as contas, mas as faturas viriam com nova data de vencimento.

A Vivo explica que, em decorrência do processo de atualização da plataforma de faturamento, alguns serviços ficaram temporariamente indisponíveis, mas não houve qualquer prejuízo para os clientes. Segundo a operadora, o objetivo da atualização é oferecer serviços inovadores e de alta qualidade a seus mais de 30 milhões de clientes.

Os problemas com o sistema de pagamento da Claro começaram em fevereiro de 2004, quando houve a mudança para a tecnologia GSM. Na época, os consumidores não receberam as contas. Mais tarde, receberam várias faturas ao mesmo tempo e já não conseguiam se lembrar se tinham feito as ligações cobradas. Mas até hoje os consumidores passam por dissabores. Gustavo Santos tinha um número que foi mudado quando passou para GSM. Daí em diante ele passou a receber uma conta que vem zerada todos os meses.

¿ O estranho é que na conta zerada consta um número de celular e o meu número é outro. Ou seja, recebo uma conta zerada de um celular que não tenho. Já liguei várias vezes para a Claro, mas todas as vezes pedem para desconsiderar a conta.

A Claro afirma que todos os acertos foram processados na conta de Santos e que não haverá mais emissão de fatura.

Fábio Chrispim conta que depois que mudou do plano pós-pago para o pré-pago está com um problema interminável. Ele tem uma fatura em aberto de R$171,41 com vencimento em 15 de fevereiro. No início de março, tentou negociar a dívida:

¿ Após muitas tentativas, a atendente me disse que não poderia parcelar porque meu CPF não estava cadastrado. Não consigo compreender como após sete anos sendo cliente do sistema pós-pago meu CPF não está cadastrado. Eles alegam que na transferência de plano houve um erro de sistema.

A Claro esclarece que a área responsável da empresa entrou em contato com o cliente para lhe oferecer alternativas de pagamento do saldo pendente no sistema.

O promotor Rodrigo Terra, da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público, afirma que a impossibilidade de resolver o problema principal pode levar a outros derivados do primeiro, e que o consumidor não tem outro canal para resolver as pendências que não seja o próprio atendimento:

¿ Dependendo da extensão do problema e dos prejuízos causados, o consumidor deve buscar ressarcimento na Justiça, pois problemas com sistema apontam uma prestação de serviço que não vem sendo feita conforme prometido.