Título: IRÃ REAFIRMA QUE SEGUIRÁ COM SEU PROGRAMA NUCLEAR
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2006, O Mundo, p. 46

País, porém, renova oferta de permitir inspeção internacional

TEERÃ. Ontem, o Irã voltou a reafirmar que não suspenderá os trabalhos de enriquecimento de urânio, mesmo depois da divulgação de um relatório das Nações Unidas destacando que o governo de Teerã pouco ou nada fez para comprovar que não está desenvolvendo armas nucleares. Em contrapartida, o país repetiu sua oferta de permitir a inspetores internacionais que realizem vistorias não anunciadas, desde que o Conselho de Segurança da ONU, convocado há meses pelo Ocidente para pressionar o Irã a abandonar seu programa nuclear, deixe o assunto de lado.

Teerã quer que o caso volte a ser analisado pela AIEA

Mohamed ElBaradei, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), finalizou anteontem o relatório no qual diz que as inspeções da ONU no Irã foram dificultadas e que o governo de Teerã ignorou todos os pedidos para interromper a fabricação de combustível nuclear. Por sua vez, Mohammad Saeedi, subchefe da Organização de Energia Atômica do Irã, disse em entrevista à TV estatal, que Teerã quer que o Conselho de Segurança ¿ que tem o poder de impor sanções ¿ envie o caso de volta à AIEA.

¿ Se isso acontecer, iniciaremos a etapa correspondente ao Protocolo Adicional ¿ disse Saeedi. O Protocolo Adicional do Tratado Nuclear de Não Proliferação prevê inspeções de instalações nucleares, desde que anunciadas com uma pequena antecipação.