Título: TELEMAR JÁ OFERECE PLANO ALTERNATIVO COM COBRANÇA DE TARIFA POR MINUTO
Autor: Erica Ribeiro e Monica Tavares
Fonte: O Globo, 01/05/2006, Economia, p. 16

Medida antecipa determinação da Anatel e é reflexo da concorrência

RIO E BRASÍLIA. A Telemar já oferece planos que trocam a cobrança de pulsos por minutos, para clientes residenciais de todo o país. A iniciativa da empresa antecipa uma das determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que começaria a vigorar oficialmente em março, mas continua em estudos e agora está prevista para agosto.

Pelo novo serviço da Telemar, o usuário pode optar pelo plano em minutos com a conta detalhada, a partir do pacote básico de R$43,90 (preço com impostos para o Estado do Rio), dando direito a 230 minutos para chamadas locais. Há ainda alternativas de 350, 500 e mil minutos, com opções para quem não usa internet ou usa pouco, por exemplo. A assinatura básica em pulsos custa R$41,90 com cem pulsos de até quatro minutos cada um.

Para divulgar o serviço, a Telemar intensificou desde sábado sua campanha publicitária, com comerciais para televisão. Mas, desde o mês passado, os clientes da empresa já começaram a receber informações na própria conta telefônica sobre os novos planos.

Simulador indica plano adequado a cada perfil

A migração para uma das três famílias de planos criadas pela empresa pode ser feita por meio do telefone 10331. Segundo o gerente de Marketing da Telemar, Ricardo Barbosa, a central de atendimento dispõe de um simulador que indica o tipo de plano adequado ao perfil do cliente.

Barbosa informa ainda que há a possibilidade de acumular os minutos não utilizados para o mês seguinte, desde que sejam gastos em um período de 30 dias.

Até 30 de junho, diz o executivo da Telemar, quem aderir a um dos planos poderá falar no horário reduzido (a partir de meia-noite durante a semana, e nos fins de semana a partir das 14h de sábado) sem pagar.

O novo serviço da Telemar também é uma reação da empresa ao início da concorrência na telefonia fixa. Em março deste ano, a Net Serviços entrou na telefonia fixa residencial, em parceria com a Embratel, com o lançamento do Net Fone, operado pelo sistema de cabos da operadora de TV por assinatura. O Net Fone oferece franquia de 300 minutos, que poderão ser usados em todo tipo de ligação, inclusive para celular e longa distância, ao custo de R$37,53 no Rio de Janeiro e R$34,90 em São Paulo, já incluídos os impostos. O serviço está disponível para Rio, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Santos e Campinas.

Os novos planos da Telemar ainda não são os exigidos pela Anatel. A mudança obrigatória no sistema de tarifação da telefonia fixa, que passará a ser em minutos e não em pulsos, deve começar a ser implantada a partir de agosto. A expectativa é de que esteja funcionando em todo o país no início de 2007. A Anatel deve aprovar os planos básico e alternativo obrigatórios em julho.

Atualmente, pela fórmula do pulso, um consumidor do Rio fala por dez minutos a um custo entre R$ 0,47 a R$0,63. Pelo sistema obrigatório estudado antes, o preço subiria para R$1,01 ¿ de 60,3% a 114,9% a mais. Nas chamadas de até três minutos, o consumidor lucraria. Hoje, o custo de uma chamada de um minuto da Telemar Rio é de R$0,15787 com impostos. Com a mudança, a tarifa seria de R$0,10162 ¿ 36,5% menor.

Outra solução prevista no plano alternativo obrigatório para o internauta é manter a modulação horária: chamadas no horário reduzido (dias úteis entre meia-noite e 6h, sábados entre 14h e meia-noite, e domingos e feriados o dia todo) pagam um pulso. Pela proposta anterior, o horário reduzido seria extinto e haveria uma alta de 28,7%.

No próximo dia 9, haverá audiência pública no Rio

Os cálculos são da Anatel que, para determinar o custo do minuto, contratou a Spectrum, que fez três amostragens de ligações, com um total de 200 milhões de chamadas. A agência é responsável pela regulamentação que consta dos novos contratos de telefonia ¿ da qual a conversão pulso-minuto faz parte.

A Anatel realizará no próximo dia 9 uma audiência pública no Rio para ouvir os consumidores sobre a proposta de plano alternativo de minutos para chamadas longas. Haverá outras duas audiências: dia 11 em São Paulo e dia 16 em Brasília. A agência publicou o projeto no mês passado para consulta pública.

COLABOROU Fabiana Ribeiro