Título: BOLÍVIA MANDA TROPAS PROTEGER DUTOS DE GÁS
Autor:
Fonte: O Globo, 01/05/2006, Economia, p. 16

Governo quer evitar protestos contra ocupação da EBX

LA PAZ. O governo boliviano determinou ontem que tropas vigiem os dutos que transportam gás natural do país para o Brasil, para evitar possíveis protestos contra uma investigação na siderúrgica brasileira EBX. O juiz Sergio Cardona, de Santa Cruz, ordenou a ocupação das instalações da EBX, para facilitar a busca de provas de que a empresa teria desrespeitado as leis do país, conforme acusa o governo boliviano.

A ocupação das unidades da EBX, entretanto, ainda não ocorreu porque os moradores de Puerto Suárez e Puerto Quijarro, na fronteira com o Brasil, fizeram piquetes na porta da empresa e impediram a entrada dos fiscais.

Fiscal diz que notificará executivos da siderúrgica

O temor do governo é que os protestos se estendam até as redondezas dos gasodutos. Segundo o vice-presidente da Bolívia, Alvaro García Linera, a missão das tropas é garantir as vendas de gás para o Brasil. Os dutos transportam em média 30 milhões de BTUs (unidade de medida do gás) por dia.

O governo boliviano acusa a EBX de ter violado a Constituição ao ter se instalado a menos de 50 quilômetros da fronteira. Além disso, segundo o governo, a empresa não obteve licença ambiental.

O fiscal Alberto Cornejo disse ao jornal ¿El Deber¿, de Santa Cruz, que os principais executivos da EBX serão notificados na próxima semana para apresentarem explicações. Segundo Cornejo, os fiscais pretendem viajar à região na quarta-feira, quando espera que os protestos tenham se encerrado.