Título: GREVE DOS IMIGRANTES GANHA APOIO DE IMPORTANTE CENTRAL SINDICAL DOS EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 01/05/2006, O Mundo, p. 19

AFK-CIO realiza atos públicos hoje, dia da paralisação nacional

WASHINGTON. A AFL-CIO, uma das maiores centrais sindicais dos Estados Unidos, anunciou ontem que vai organizar uma série de atos públicos hoje em todo o país em apoio à greve nacional dos imigrantes. A manifestação foi convocada pela coalizão Pelos Plenos Direitos dos Imigrantes e tem como objetivo principal fazer com que a nova lei de imigração, debatida atualmente no Congresso, permita a legalização dos estrangeiros sem documento no país, em vez de deportá-los.

Segundo cálculos do governos, cerca de 12 milhões de imigrantes vivem de forma irregular nos Estados Unidos. Os organizadores da greve pediram que hoje ninguém compareça ao trabalho, nem compre nem venda qualquer produto. Além disso, os estudantes estrangeiros não devem ir às aulas.

Nem todas as alianças pró-imigrantes apóiam a greve

A greve de 24 horas é criticada por outras alianças pró-imigrantes, que apesar disso realizarão atos públicos depois da jornada de trabalho. Líderes do boicote de um dia dizem esperar um alto índice de paralisação das atividades na indústria de serviços, em fábricas e em outros centros de trabalho nas cidades de maior concentração de hispânicos. Eles explicam que a idéia é mostrar aos EUA o peso e a necessidade dos trabalhadores estrangeiros no desenvolvimento social e econômico do país.

O Departamento de Segurança Nacional dos EUA, ao qual o Serviço de Imigração e Aduanas é subordinado, negou que as detenções de imigrantes ilegais ocorridas nas últimas semanas tenham ligação com os preparativos da paralisação. O 1º de maio não é feriado nos EUA, que celebra o Dia do Trabalho em 2 de setembro.