Título: `Está tudo dentro do previsto¿, diz Garotinho
Autor: Tais Mendes e Mirelle de França
Fonte: O Globo, 03/05/2006, O País, p. 4

Pré-candidato do PMDB faz comentário depois de ler noticiário sobre greve; ele já teria perdido um quilo e 300 gramas

No terceiro dia de greve de fome, o pré-candidato do PMDB à Presidência Anthony Garotinho tinha perdido um quilo e 300 gramas. Segundo o boletim médico divulgado ontem de manhã, após 42 horas do início da greve, o quadro clínico de Garotinho se mantém estável com as funções cardiovasculares sem alterações significativas. Ele teve ligeiro aumento da pressão arterial (14x9) e da freqüência cardíaca. Garotinho foi examinado de manhã pelo médico e tomou um comprimido. O medicamento, no entanto, não foi informado no boletim.

A segunda noite de Garotinho na sede regional do PMDB, no Centro do Rio, foi acompanhada pela filha mais velha, Clarissa Matheus. A jovem e o pai acordaram às 9h30m, e a primeira visita recebida por Garotinho foi do senador Sérgio Cabral, pré-candidato do PMDB ao governo do Estado do Rio. Os dois conversaram por cerca de meia hora e, ao deixar a pequena sala onde Garotinho está, o senador disse ter tentado convencê-lo a encerrar a greve.

¿ Perguntei se não seria melhor tomar um outro caminho. Ele respondeu que está convicto de que esse é o caminho ¿ disse o senador, que evitar opinar sobre as reivindicações de Garotinho. ¿ Foi uma decisão pessoal e não cabe julgamento ¿ disse.

A governadora Rosinha Garotinho chegou às 10h40m na sede do PMDB, um pouco depois de Geraldo Pudim, candidato do PMDB derrotado nas eleições de Campos. Ele passou poucos minutos com Garotinho. Já Rosinha permaneceu todo o dia ao lado do marido, que também recebeu visita de parentes, amigos e integrantes do partido.

No meio da manhã, um grupo de jornalistas escreveu seis perguntas num papel e passou por debaixo da porta da sala onde está Garotinho. A secretária recolheu o papel, mas a lista de perguntas não chegou às mãos do pré-candidato. Após ler, a governadora rasgou o papel.

Garotinho recebeu de seus assessores o resumo das notícias. Após ler, foi possível perceber pela porta de vidro o seu comentário:

¿ Está tudo dentro do previsto ¿ disse Garotinho.

Durante todo o dia, parentes, correligionários, secretários e pastores visitaram o pré-candidato. Até sua filha mais nova, de 11 anos, ficou no sofá ao lado do pai, sendo fotografada.

Garotinho deu entrevista a correspondentes estrangeiros e disse que, se necessário, manterá a greve de fome até morrer. Pelo terceiro dia seguido, ele voltou a atacar as Organizações Globo, acusando-as de usar ¿todos os meios e modos para silenciar uma candidatura que tem se colocado de maneira firme contra o atual modelo econômico excludente, contra os juros exorbitantes e contra os poderosos¿.

www.oglobo.com.br/pais