Título: PROTESTO VIRA A PIADA DA ESTAÇÃO NA INTERNET
Autor: Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 03/05/2006, O País, p. 8

Maioria das comunidades faz ironias com o jejum voluntário

A candidatura a presidente pode não vingar, o PMDB pode não se sensibilizar, mas o sacrifício gastronômico do ex-governador Anthony Garotinho não será em vão ao menos num aspecto: numa cidade onde modismos são comuns no verão, ele conseguiu consagrar-se como a piada do outono. Nas ruas cariocas e nessa grande catedral do papo furado chamada internet, multiplicam-se opiniões cheias de humor sobre a greve de fome anunciada domingo pelo pré-candidato peemedebista. A criatividade dos moradores do Rio tem sido a mais ativa, desde que o protesto começou.

Encontrou-se até utilidade prática para as gaiatices. Como fez a professora de hidroginástica no Olympico Clube, em Copacabana, ontem de manhã. Ela usou uma rima cheia de graça para renovar o mantra de incentivo às alunas.

¿ Vamos malhar tudo certinho/ Se não vou botar vocês com o Garotinho.

O sucesso foi imediato.

¿ Rimos muito e fizemos todo o exercício ¿ confirma Irene Rodrigues da Silva, aluna que mantém o corpo impecável na malhação da piscina.

O orkut não ficou atrás. No site de relacionamento pipocam comunidades sobre a abstinência voluntária do pré-candidato. Numa prova da democracia radical que domina a rede de computadores, há opiniões tanto contra como a favor. Em ¿Garotinho, estamos com você¿, ¿Garotinho presidente¿ e ¿Rosinha, nossa governadora¿, entre outras, multiplicam-se mensagens de incentivo, ao lado de ataques aos adversários listados pelo ex-governador, como órgãos de imprensa, os bancos e o governo Lula.

Falta aos simpatizantes da rede o humor que sobra na oposição. A campeã da galhofa é ¿Greve de fome?? Vai morrer!!!¿, comunidade criada ainda no domingo que ontem, às 20h, contava com 1.372 membros, que cresciam em ritmo acelerado. No tópico ¿Deixe sua mensagem de estímulo¿, os textos são sempre de ¿apoio¿, para que ele não desista da empreitada. Prometem até uma vigília na sede do PMDB do Rio. O site Kibe Loco produziu um clássico instantâneo: uma montagem com o rosto do grevista e o corpo de um faquir, na campanha ¿Desaparece, Garotinho¿.