Título: ALCKMIN PROMETE BATER MAIS NO GOVERNO LULA
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 03/05/2006, O País, p. 9

Candidato tucano acusa Lula de agir com soberba e afirma que subirá nas pesquisas

FORTALEZA. O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, disse ontem que vai explorar as contradições do governo do PT na campanha eleitoral. Ao encerrar seu terceiro dia de visita ao Ceará e o quarto ao Nordeste, onde tem baixos índices de intenção de voto, o ex-governador paulista disse que Lula age com soberba e ironizou a declaração do petista de que seu governo será julgado pelo povo.

¿ Confio no julgamento popular. Tenho apreço pela democracia. O povo acerta mais que as elites ¿ afirmou. ¿ Mas o presidente está soberbo. Está vestindo salto 15. Eu vou de sandálias da humildade.

Em Fortaleza, Alckmin fez palestra sobre o panorama político e econômico do Brasil para cerca de 400 empresários, a convite do Centro Industrial do Ceará (Cic), na sede da Federação das Indústrias (Fiec). O tucano disse acreditar que subirá nas pesquisas com o início do horário eleitoral gratuito e anunciou que a partir de julho, quando a campanha começar de fato, atacará Lula e seu governo.

Tasso acusa de nazista a propaganda do governo

Já o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati, anfitrião de Alckmin, acusou de fascista e nazista a propaganda oficial do governo federal. Segundo ele, a exemplo da Sudene, que foi relançada por Lula, outros projetos não saíram do papel.

Segundo Tasso, a propaganda oficial deixa a falsa impressão de que o governo tem sido generoso com o Nordeste. Mas ele desafiou a platéia a apontar uma obra do governo para o Ceará. O público ficou em silêncio e aplaudiu.

¿ A transposição do Rio São Francisco existe? Transnordestina existe? Sudene existe? Agora em função da falsa propaganda, elas existem no imaginário popular. Isso é fascismo, isso é nazismo ¿ afirmou.

Em nível nacional, Tasso apontou como projetos alardeados pelo governo mas de pouco resultado prático o Banco Popular e o Primeiro Emprego. Ao perguntar sobre o Fome Zero, alguém da platéia gritou:

¿ Garotinho atingiu agora.

Alckmin conseguiu aplausos em dois momentos. No primeiro, quando disse que a reforma agrária não pode ser confundida com invasão de propriedade e que é preciso respeitar as leis. Outro momento foi o convite ao vice-governador do Ceará, Francisco Maia Júnior (PSDB), para integrar o comitê que discutirá propostas para o desenvolvimento do Nordeste em seu programa de governo.

Alckmin defendeu a construção da ferrovia Transnordestina e disse ser favorável à transposição das águas do São Francisco, que beneficiaria, segundo o governo, cinco milhões de cearenses. Mas disse estranhar o fato de haver obras paralisadas por falta de recursos e o governo insistir na transposição, que custará bilhões.