Título: PAIM: `PROPOSTA É COMPLEMENTO AO PROUNI¿
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 03/05/2006, O País, p. 11

Senador diz que bolsas já concedidas serão computadas nos 15%

BRASÍLIA. Autor do projeto aprovado ontem no Senado, o petista Paulo Paim afirmou que a proposta é um complemento ao ProUni que, segundo ele, teria o apoio do Ministério da Educação. O senador afirmou que, para ser aprovado na comissão, foi necessário incluir na proposta que as bolsas já concedidas pelas instituições de ensino privado no ProUni serão computadas nos 15%.

¿ O objetivo do projeto é oficializar uma prática já existente em muitas instituições privadas, principalmente nas sem fins lucrativos. Se não existem recursos para ofertas de mais vagas gratuitas nas universidades, as instituições privadas precisam regular o preço de suas mensalidades e não impedir que uma parcela dos alunos fique excluída por não ter dinheiro para pagar seus estudos ¿ disse Paim.

¿Não tem razão a ociosidade de cinco mil vagas¿

Relator do projeto na comissão, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), defendeu a proposta e disse que ela aperfeiçoa o ProUni. Ele afirmou que as cinco mil vagas que sobraram do programa podem ser destinadas a alunos de baixa renda que não se enquadram no perfil exigido pelo ProUni. O programa exige que o aluno tenha ou feito o ensino médio completo na rede pública ou que tenha o cursado na rede privada, mas com bolsa de estudo.

¿ Não tem razão essa ociosidade de cinco mil vagas nas universidades. Podem perfeitamente serem destinadas a esses outros alunos. O projeto, de fato, complementa o ProUni ¿ disse Zambiasi.