Título: CPI DOS BINGOS: RELATOR CITARÁ LULA
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 03/05/2006, O País, p. 12
Presidente aparecerá nos trechos sobre Okamotto e Paulo de Tarso
BRASÍLIA. Na reta final dos trabalhos, a CPI dos Bingos ainda deve incomodar o PT e o governo. O relator da comissão, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), adiantou ontem como deve tratar os principais temas investigados pela comissão no documento final da CPI. O assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel, por exemplo, será citado como um crime político, provocado por desentendimento entre os integrantes de um esquema de corrupção que existia na prefeitura.
Garibaldi deverá fazer referência ao chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, mas não pedirá seu indiciamento. Carvalho foi citado pelos irmãos de Daniel como o suposto responsável por transportar dinheiro arrecadado em Santo André para o então presidente do PT, José Dirceu. O próprio presidente Lula, apesar de não estar envolvido em qualquer dos crimes apurados, deverá ser citado duas vezes no relatório.
¿ Citado ele (o presidente Lula) vai ser. Ele foi citado pelo Paulo de Tarso naquela história de que ele determinou ao Paulo de Tarso que ele procurasse o Roberto Teixeira, compadre dele ¿ explicou o senador.
Paulo de Tarso Venceslau é o economista, ex-petista, que disse à CPI ter procurado Lula, quando ele era presidente de honra do PT, para tratar de irregularidades da consultoria tributária Cepem em prefeituras petistas no interior de São Paulo. De acordo com o depoimento, Lula teria mandado Tarso procurar Teixeira, advogado da Cepem, para tratar do assunto.
Outra referência a Lula deverá ser feita no trecho que tratará das investigações que envolveram o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, que pagou uma dívida do presidente com o PT. Segundo Garibaldi, se o Supremo Tribunal Federal não modificar a decisão que suspendeu a quebra do sigilo de Okamotto, aprovada na CPI, as investigações ficarão inconclusas.
¿ Nesta hipótese, vou relatar esses fatos e sugerir ao Ministério Público que aprofunde as investigações ¿ disse Garibaldi.
Palocci e Mattoso devem ter o indiciamento solicitado
Okamotto deverá ser citado ainda porque Paulo de Tarso o acusou de participar de um esquema de arrecadação para o PT. O relator estuda se pedirá ao Ministério Público o indiciamento de Okamotto, Gilberto Carvalho e Dirceu.
O ex-ministro Antônio Palocci e o ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso também devem ter o indiciamento solicitado. Eles foram apontados pela PF como os responsáveis pela violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos. Para Garibaldi, é importante que a CPI ratifique o entendimento da PF.
Defensor do governo na CPI, o senador Tião Vianna (PT-AC) disse que se o relator for muito além do fato que motivou a comissão, a investigação sobre as casas de bingos, os governistas podem recorrer ao STF.
¿ Deixar que rasguem a Constituição para alimentar a volúpia denuncista não é o nosso papel ¿ afirmou Viana.