Título: JULGAMENTO DE PIMENTA NEVES COMEÇA HOJE
Autor: Cristina Christiano
Fonte: O Globo, 03/05/2006, O País, p. 13

Jornalista que matou ex-namorada há quase seis anos pode sair preso do tribunal: TJ negou hábeas-corpus preventivo

SÃO PAULO. O jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves enfrenta hoje o Tribunal do Júri de Ibiúna (cidade a 70 quilômetros de São Paulo), quase seis anos após matar, com dois tiros à queima-roupa, a ex-namorada e também jornalista Sandra Gomide. A expectativa da acusação é que o réu seja condenado a 16 anos de prisão. Pimenta Neves pode sair preso do tribunal, já que ontem o Tribunal de Justiça (TJ) negou liminar ao hábeas-corpus preventivo impetrado pela defesa para que ele pudesse recorrer da decisão dos jurados em liberdade.

O julgamento começará às 8h e a previsão é de que dure de um a três dias. O juiz Diego Ferreira Mendes vai sortear os sete jurados que decidirão o destino do réu. Tanto a defesa quanto a acusação poderão pedir a troca de até três jurados cada. O júri será escolhido entre 21 pessoas previamente selecionadas de uma lista com nove mil nomes cadastrados no TJ.

Homicídio duplamente qualificado e motivo torpe

O processo tem dez volumes e duas mil folhas. A defesa exige que os autos sejam lidos na íntegra e também pretende apresentar aos jurados vídeos que foram incluídos de última hora entre as peças do processo. A acusação apresentará quatro testemunhas e a defesa, outras cinco. O réu deverá depor antes delas.

Após a tomada dos depoimentos haverá a fase de debates entre a defesa e a acusação. Como representante do réu está a advogada Ilana Muller e, do Ministério Público estadual, o promotor Carlos Sergio Rodrigues Horta Filho. Em seguida os jurados se reunirão na sala secreta para responder aos quesitos formulados pelo juiz Diego Mendes e anunciar a decisão. Com base nos quesitos, o magistrado fixará a pena do réu.

Pimenta Neves será julgado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A defesa bate na tese de homicídio privilegiado. A argumentação da advogada é de que seu cliente agiu movido por forte emoção. Ontem, em entrevista à TV Bandeirantes, Pimenta alegou perda de sentidos:

¿ Até hoje eu não sei o que aconteceu e por que chegou a esse ponto. Só posso atribuir isso a uma perda dos sentidos ¿ disse ele.

Pimenta disse ainda que deu em Sandra ¿dois tiros praticamente em seguida¿.

¿Réu agiu com intenção e obsessão¿, diz acusação

O advogado Sergei Cobra Arbex, assistente de acusação, afirma que está demonstrado nos autos que ¿o réu agiu com intenção e obsessão, em atitude que não coaduna com quem ama¿. Ilana Muller, advogada de Pimenta Neves não quis comentar a sua linha de defesa.

Arbex explica que as duas qualificadoras do homicídio tornam o crime hediondo. Com isso, se for condenado, Pimenta Neves deverá cumprir pelo menos metade da pena para ter direito à progressão de regime. Ele ficou sete meses preso.

¿ A pena do réu pode ser fixada entre 12 e 30 anos de reclusão ¿ afirma Arbex, acrescentando que pedirá para que o réu aguarde preso ao recurso da sentença.

O pai de Sandra Gomide, João Gomide, diz esperar apenas que a justiça seja feita.

¿ Esse já homem destruiu a minha vida e a da minha família ¿ disse ele.