Título: Parceiros ficam em cima do muro
Autor: Eliane Oliveira, Luiza Damé, Monica Tavares
Fonte: O Globo, 03/05/2006, Economia, p. 21

BRASÍLIA e BUENOS AIRES. Os países sul-americanos preferiram o silêncio diante do impasse envolvendo Brasil e Bolívia. Não houve demonstração de solidariedade ao Brasil, o que levou o presidente Lula a procurar ontem os líderes da região para saber suas posições e pedir apoio. As autoridades disseram ter sido pegas de surpresa.

A avaliação do governo brasileiro é que, se nada for feito, a crise com os bolivianos pode atrasar mais o gasoduto que sairia da Venezuela e cortaria a América do Sul, para o qual a Bolívia foi convidada a participar. A conversa que Lula terá com Evo Morales, Hugo Chávez e Néstor Kirchner em Foz do Iguaçu, amanhã, será essencial para uma solução negociada.

Segundo uma fonte, a grande preocupação de Lula é com a Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa), criada para promover a integração física e política na região. O recuo da Bolívia em relação à associação, como membro pleno, ao Mercosul, é dado como certo.

Principal parceiro na América do Sul, a Argentina não se manifestou. Segundo um assessor de Kirchner, não era esperada ¿uma decisão tão drástica¿. Paraguai e Uruguai ficaram quietos. Em meio ao silêncio, o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, disse ontem que respeita a decisão da Bolívia. (E.O. e J.F.)