Título: GOVERNADORA CRITICA CONVENÇÃO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O País, p. 3

Rosinha diz que greve de fome era única alternativa do marido

BRASÍLIA. A governadora do Rio, Rosinha Garotinho, protestou, na reunião da Executiva Nacional do PMDB, contra a realização da convenção em 13 de maio para rediscutir a tese da candidatura própria. Numa sala lotada de parlamentares do partido, ela classificou a atitude como um golpe dos peemedebistas contra o povo brasileiro, uma vez que o PMDB garantiu durante muito tempo que teria candidatura própria.

Na reunião, em que fez um discurso de aproximadamente dez minutos, a governadora afirmou que não concorda com a greve de fome iniciada no domingo por seu marido, Anthony Garotinho, pré-candidato do PMDB à Presidência, mas acrescentou que ele não tinha alternativa.

¿ O Garotinho é um homem de honra. Ninguém vai roubar a honra de meu marido. Ele vai lutar até às últimas consequências, custe o que custar, nem que seja com a própria vida ¿ disse Rosinha. ¿- Mais do que governadora sou mulher do Garotinho. Posso não concordar com a greve de fome mas estou ao lado dele.

Sobre a convocação da convenção do partido par a o dia 13, que seria aprovada ao final da reunião de ontem, Rosinha afirmou:

¿ Lamento que um partido democrático venha dar um golpe. Lamento que os interesses pessoais sejam maiores que os interesses da Nação. Lamento que alguns queiram continuar vivendo de benefícios do governo federal.

A governadora disse que Garotinho é vítima de uma campanha da mídia para inviabilizar sua candidatura. Dirigindo-se ao deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), presente na reunião, e que é contra a candidatura própria, ela disse:

¿ Garotinho é vítima da mídia, que quer destruir sua reputação para inviabilizar sua candidatura no PMDB. A mesma mídia que exibiu o Jader algemado sem que nada se tenha provado contra ele até hoje. A mesma mídia que fez notícia com o golpe que o José Serra aplicou contra a candidatura da senadora Roseana Sarney.

Na reunião, peemedebistas se calam sobre greve de fome

Rosinha disse que não foi à reunião pedir apoio ou solidariedade, mas cobrou o comportamento dos peemedebistas a respeito da greve de fome do marido:

¿ Não vim aqui pedir a solidariedade de ninguém. Nem apoio à greve de fome. Podemos não concordar com ela. Eu não concordo. Mas os companheiros de partido sequer deram um telefonema para saber de sua saúde, ou sugerir que ele desse uma resposta às denúncias. Ou mesmo para dizer que a greve atrapalharia a candidatura do senador Sérgio Cabral ou que estava prejudicando o PMDB.

O presidente do PMDB, Michel Temer, respondeu dizendo que tem apreço pessoal por Garotinho e que continuará defendendo a candidatura própria. Os demais integrantes da Executiva e peemedebistas presentes à reunião não falaram sobre a greve nem contestaram a governadora.

www.oglobo.com.br/pais