Título: EXECUTIVA CONFIRMA CONVENÇÃO PARA O DIA 13 DE MAIO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O País, p. 3

Decisão representa derrota para a pré-candidatura de Anthony Garotinho

BRASÍLIA. A Executiva Nacional do PMDB marcou para 13 de maio convenção extraordinária para antecipar a definição do partido sobre o lançamento ou não de candidatura própria à Presidência da República. A decisão foi por 13 votos a dois, um sinal de que a maioria do PMDB quer facilitar entendimentos para formar coligações com partidos diversos.

A decisão foi uma derrota para o pré-candidato Anthony Garotinho, justamente no dia em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) validou a convenção extraordinária de dezembro de 2004, que aprovou a candidatura própria. Essa convenção tinha sido contestada pelos governistas do partido, que conseguiram liminar.

Ontem o STJ cassou a liminar concedida por seu ex-presidente Edson Vidigal. A convenção de 2004 também decidiu que a candidatura própria só poderia ser revogada por outra convenção com um quórum de dois terços, ou seja, 484 votos dos 726 previstos. É o que os adversários da candidatura própria no PMDB tentarão aprovar dia 13.

O senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) propôs que a Executiva marcasse a convenção ordinária de junho, única que pode deliberar sobre candidaturas e coligações nas eleições presidenciais. Cabral queria que essa convenção fosse marcada para 11 de junho.

Mas a maioria da Executiva não concordou e delegou a decisão ao presidente do partido, deputado Michel Temer (SP). Mesmo que o partido tenha que realizar nova convenção em junho, seus integrantes avaliam que dificilmente será reformada qualquer deliberação adotada dia 13.

¿ A candidatura própria pode ser derrubada por esta convenção. Mas desde que essa proposta tenha dois terço dos votos ¿ disse Temer.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um discurso em defesa da candidatura própria, dizendo que o partido era o único que tinha vários nomes para disputar as eleições.