Título: TARSO OFERECE VICE AO PMDB
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O País, p. 3

Ministro diz que Lula não teria como governar num eventual segundo mandato sem o partido

Oministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, ofereceu ontem ao PMDB a vaga de vice na chapa encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar a reeleição. Tarso tomou café da manhã na casa do presidente do PMDB, deputado Michel Temer, e informou que Lula quer o apoio do partido nas eleições presidenciais. Os deputados Moreira Franco (PMDB-RJ) e Delfim Netto (PMDB-SP) estavam no encontro. Novas conversas serão marcadas, com a participação do presidente do PT e coordenador da campanha pela reeleição, Ricardo Berzoini.

¿ O presidente Lula quer o apoio do PMDB e desde logo quero dizer que a candidatura a vice é do PMDB ¿ disse Tarso Genro na conversa.

O ministro pediu apoio do PMDB para votar projetos de interesse do governo. Segundo participantes, ele disse que não há como governar num eventual segundo mandato sem apoio do PMDB.

Temer contou que foi procurado pelo presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), que também teria cedido ao partido a vaga de vice na chapa do tucano Geraldo Alckmin. Temer disse que o partido só pode tomar uma decisão depois de a convenção, no dia 13, resolver se lança ou não candidatura própria.

¿ Se o PMDB não tiver candidato podemos levar à convenção a proposta de coligação ¿ disse Temer.

A reunião e seu conteúdo foram confirmados por Tarso. O ministro disse que, ao procurar o PMDB, Lula não estava virando as costas ao setor do partido que apóia seu governo. No entanto, depois da repercussão de seu encontro com Temer, Tarso disse tratar-se de uma iniciativa sua. Após audiência com Lula, ontem à noite, Tarso disse que não falou em nome do presidente¿ afirmação que, na verdade, foi uma versão para justificar o fato de que Lula ainda não confirmou que será candidato à reeleição.

¿ Sob minha inteira responsabilidade, disse a ele que tenho um sentimento de que, se o presidente Lula for candidato, aceitaria muito bem um vice do PMDB. Sob minha inteira responsabilidade, porque sinto isso em algumas conversas com o presidente. Mas não avançamos mais do que a tese ¿ disse Tarso, afirmando que não falava em nome do PT.

Garotinho: ¿Só se tiver algum ladrão¿

Os governistas do partido não gostaram da iniciativa do ministro. Disseram que, por causa da verticalização, os interesses do partido não comportam candidatura ou coligação na disputa pela Presidência. A prioridade é eleger cerca de 15 governadores, senadores e deputados. Para isso, as coligações precisam estar liberadas.

¿ A verticalização impede coligação tanto com o PT quanto com o PSDB ¿ disse o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Mas Lula e petistas acreditam que, confirmado o favoritismo do presidente, o PMDB poderá aderir formalmente à reeleição. Em relação ao vice-presidente, José Alencar, os governistas explicam que não houve garantia de Lula de que a vaga seria dele.

No Rio, o ex-governador Anthony Garotinho, pré-candidato do PMDB à Presidência, descartou a possibilidade de ser candidato a vice de Lula. Perguntado se tinha conhecimento de que Lula ofereceu a vaga ao PMDB, provocou seus colegas de partido:

¿ Só se tiver algum ladrão disposto a acompanhar Lula pelo PMDB ¿ disse Garotinho, que está em greve de fome desde domingo.

Para o ex-presidente Itamar Franco, se o PMDB desistir da candidatura, assinará seu atestado de óbito:

¿ É incrível que o PMDB se fie em pessoas sem tradição no partido. Sofremos as maiores agressões em 98 e, se isto voltar a acontecer, o PMDB estará assinando seu atestado de óbito.

COLABORARAM Mariza Louven e Sueli Cotta