Título: `Ameaça à liberdade de imprensa¿
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O País, p. 5

Presidente da Associação de Jornais diz que ato de Garotinho é absurdo

BRASÍLIA. O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Nelson Sirotsky, fez duras críticas ontem ao comportamento do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), que desde domingo faz uma greve de fome em protesto contra os meios de comunicação que vem divulgando reportagens com denúncias de irregularidades em sua pré-campanha presidencial e no governo do Estado do Rio, comandado por sua mulher, Rosinha. Sirotsky classificou de demagógica a atitude de Garotinho, que realiza seu protesto na sede regional do PMDB, no Centro do Rio.

¿ Lamento profundamente. Essa não é a postura de um político que é candidato a presidente da República. É uma atitude demagógica. Não contribui em nada. Passa longe da nossa discussão sobre aperfeiçoamento da liberdade de imprensa ¿ afirmou o presidente da ANJ.

Para Sirotsky, a greve de fome do ex-governador é uma ameaça à liberdade de imprensa. Segundo o presidente da ANJ, a iniciativa do pré-candidato do PMDB à Presidência é uma forma de manipular a informação e de pressionar os meios de comunicação.

¿Em vez de greve, ele deveria dar explicações¿

¿ Em vez de greve de fome, Garotinho deveria dar explicações. O que ele está fazendo é um absurdo e um equívoco, é uma ameaça à liberdade de imprensa. Imagina se desse resultado essa pressão que ele está fazendo sobre os meios de comunicação. Seria um desastre, uma ameaça à democracia ¿ afirmou o presidente da ANJ.

Sirotsky participou da abertura da Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa no Brasil, na Câmara dos Deputados.