Título: REPUTAÇÃO COMPROMETIDA
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O País, p. 11

Família quer que Instituto Florestan Fernandes mude de nome

SÃO PAULO. O Instituto de Políticas Públicas Florestan Fernandes, criado pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT), vai mudar de nome. O motivo é o desconforto da família do sociólogo, morto em 1995, com denúncias de irregularidades no instituto na gestão petista na prefeitura de São Paulo. A gota d¿água foi a decisão da Justiça de aceitar na semana passada o pedido do Ministério Público para a quebra do sigilo bancário da entidade, suspeita de receber recursos da prefeitura de forma irregular.

¿ Não sei se o instituto cometeu algum erro ou não. Até agora nada foi provado. Mas quando veio a denúncia tive uma conversa com toda a família e chegamos à conclusão: agora chega ¿ disse ontem um dos filhos do sociólogo, o jornalista Florestan Fernandes Filho.

O desconforto com o fato de ver o nome do sociólogo ligado a uma instituição que presta serviços ao poder público e, portanto, recebe dinheiro público, é antigo:

¿ Não devíamos ter autorizado. Mas houve uma pressão grande da Marta. O Eduardo (Suplicy) ainda era casado com ela e foi amigo do meu pai. O conselho tinha nomes como os de Azis Ab¿Saber, Francisco Oliveira e Antonio Cândido. Mas quando a Marta foi eleita, deixou o instituto e os intelectuais também saíram.

Os parentes se reunirão amanhã com a direção do instituto. Caso não entrem em acordo, a família pode acionar a Justiça. O instituto é acusado de receber ilegalmente R$12 milhões da prefeitura, repassados sem licitação por meio de um convênio com a FGV.