Título: SERRA VENCERIA DISPUTA PELO GOVERNO ESTADUAL
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O País, p. 12

Suplicy, ameaçado de perder a legenda, lidera para o Senado

SÃO PAULO. O ex-prefeito de São Paulo José Serra (PSDB) venceria a disputa pelo governo estadual paulista no primeiro turno em qualquer cenário, conforme a pesquisa do Ibope encomendada pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado (Fetcesp) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp). Na disputa com a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), Serra teria 48% das intenções de voto contra 18%. Com o senador Aloizio Mercadante (PT), Serra teria 50% contra 8%. O único cenário em que o PT vence é aquele em que Serra é substituído pelo também tucano José Aníbal: Marta faz 27% das intenções de voto contra 3%.

Na avaliação do gerente de projetos do Ibope Opinião, Mauricio Garcia, considerados os percentuais de votos em branco, nulos e de indecisos, Serra venceria as eleições no primeiro turno, caso elas fossem realizadas hoje. No cenário de Serra com Marta, esses índices chegam a 21% e no cenário de Serra com Mercadante vão a 25%.

Mesmo com a relativa folga, os índices das intenções de voto em Serra caíram três pontos percentuais, comparando esses resultados com a última pesquisa, realizada entre os dias 1º e 3 de abril. O ex-prefeito tem três pontos percentuais a menos na simulação com Marta e cinco pontos percentuais a menos no cenário com Mercadante.

¿ Nenhum candidato foi beneficiado por essas oscilações, porque houve crescimento nos índices de voto branco/nulo ¿ explicou Maurício Garcia.

Índice de rejeição de Serra preocupa os tucanos

Outro dado da pesquisa que preocupa os tucanos é o alto índice de rejeição de Serra, que chega a 15%. Marta Suplicy, sua principal adversária, tem mais que o dobro, rejeitada por 31% dos entrevistados. O senador Mercadante está em posição bem melhor, com 11%. Orestes Quércia (PMDB) tem 22%, o tucano José Aníbal 10% e Paulo Maluf (PP), o recordista, 51%.

Na avaliação do presidente do Setcesp, Urubatan Helou, a pesquisa mostra que os eleitores de São Paulo ainda não estão muito preocupados com a eleição para o governo do estado.

¿ Quando a pesquisa não é induzida, a eleição ainda não está na cabeça do povo ¿ disse, referindo-se aos 47% de indecisos na pesquisa espontânea.

A pesquisa Ibope foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril, ouvindo 1.204 pessoas de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos, de vários graus de instrução e também de atividade, em 63 municípios do Estado de São Paulo. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 719646/06.

Para o Senado, segundo a pesquisa, a vitória do senador Eduardo Suplicy (PT), ameaçado de não ter legenda, caso o PT resolva lançar o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB). Nos diversos cenários, Suplicy se reelege com mais de 45%.