Título: IBOPE: VANTAGEM DE ALCKMIN SOBRE LULA CAI EM SP
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O País, p. 12

Segundo pesquisa realizada no estado, tucano lidera com 42% das intenções de voto contra 33% do petista

SÃO PAULO. Caiu de 18 para nove pontos percentuais a vantagem do pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em pesquisa do Ibope divulgada ontem, encomendada pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo (Fetcesp), Lula melhorou seu desempenho, subindo cinco pontos, enquanto Alckmin caiu quatro. O tucano ainda lidera com 42% (na pesquisa anterior ele tinha 46%), mas Lula já está com 33% (estava com 28%). Mesmo assim, Alckmin venceria Lula em São Paulo num eventual segundo turno por 52% a 36%. Na última pesquisa, realizada de 1º a 3 de abril, Alckmin venceria o segundo turno por 55% a 31%. O Ibope ouviu 1.204 pessoas de 28 a 30 de abril.

¿ A redução da diferença aponta a possível acomodação das candidaturas. Hoje é impossível dizer se a diminuição de Alckmin e o aumento de Lula são uma tendência ¿ avaliou o gerente de projetos do Ibope, Maurício Garcia.

Uma das possibilidades apontadas para o aumento das intenções de voto em Lula é sua presença na mídia, mais forte que as inserções de Alckmin no mesmo período nos programas eleitorais do PSDB:

¿ Lula está sabendo capitalizar sua exposição, como no anúncio da auto-suficiência do petróleo e na ida do astronauta brasileiro ao espaço.

Lula tem mesma rejeição da eleição de 2002

Outra possibilidade, segundo o gerente do Ibope, é a redução do número de indecisos. Na pesquisa do começo de abril 5% optaram pelo ¿não sabe/ não opinou¿, e na do final do mês, 2%. A margem de erro é de 3% para baixo e para cima:

¿ Essa parcela é pequena, mas pode representar, aliada à margem de erro, os atuais índices. Não houve troca de voto deste para aquele.

Garotinho tem o maior índice de rejeição: 39%. Em seguida, aparece Enéas (Prona), com 36% de rejeição. Lula tem 33%, índice próximo ao da eleição em que venceu José Serra em 2002. O quarto colocado é Itamar Franco (PMDB), com 23%. Alckmin, com 11%, é o candidato com menor índice de rejeição.

A pesquisa também perguntou qual o tema em que o governo federal está enfrentando mais problemas, e 56% dos entrevistados citaram a corrupção. Os demais problemas foram violência nas grandes cidades (33%), emprego (32%), combate à fome e à miséria (28%), serviços de saúde (28%), valor do salário mínimo (20%) e valor dos impostos (16% ). Entre os entrevistados com nível superior, 75% apontaram a corrupção como o maior problema do governo federal.