Título: RENAN IMPEDE ELLEN GRACIE DE SUBSTITUIR LULA
Autor: Luiza Damé e Maria Lima
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O País, p. 16

Presidente do Senado alega que não disputará eleições e reivindica direito de ocupar o cargo por algumas horas

BRASÍLIA. Não será desta vez que uma mulher assumirá o comando do país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu, na noite de ontem, que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai substitui-lo hoje, quando viaja por um dia para a Argentina. O senador passou o dia contrariado com a articulação do Palácio do Planalto para colocar a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, interinamente no lugar de Lula, o que seria um fato histórico.

A transmissão de cargo de Renan, que não disputará as eleições de outubro, está marcada para às 8h de hoje na Base Aérea de Brasília. Ele ficará pelo menos 10 horas na Presidência.

Na noite de ontem, Renan esteve no Planalto reunido com Lula por cerca de duas horas para acertar a substituição, acompanhado de parlamentares do PMDB. Na articulação com a presidente do STF, o Planalto não consultou Renan dando como certo que ele disputaria o próximo pleito e, logo, não poderia assumir a Presidência, segundo a lei eleitoral. O senador é o terceiro na linha sucessória, atrás do vice-presidente José Alencar e do presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que vão disputar as eleições e se ausentarão do país hoje.

Ellen Gracie, primeira ministra e primeira presidente do STF, entraria para a História como a primeira mulher a assumir a Presidência no Brasil. De manhã, sem saber da contrariedade de Renan e certa de que ocuparia o cargo, a ministra ressaltou a simbologia do ato:

¿ Como foi minha posse no STF, isso é um marco da igualdade de gênero. É um momento simbólico para todas as mulheres e para a sociedade em geral. Cada vez que se quebra um preconceito fica mais fácil quebrar outros que ainda existem.