Título: PIMENTA NEVES É RECEBIDO COM GRITOS DE ASSASSINO
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O País, p. 17

Jornalista que matou a ex-namorada Sandra Gomide em 2000 recusa-se a falar sobre o crime diante dos jurados

IBIÚNA (SP). Assassino confesso da ex-namorada Sandra Gomide, o jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, de 68 anos, foi recebido com gritos de assassino e sem-vergonha por moradores de Ibiúna, São Paulo, ao chegar ontem ao Fórum da cidade para o início de seu julgamento. Sandra foi morta com um tiro pelas costas e outro na cabeça depois de uma discussão num haras de Ibiúna, há cinco anos e oito meses.

Sentado em frente ao juiz da 1ª Vara Criminal de Ibiúna, Diego Fernandes Mendes, Pimenta, cabisbaixo e com as mãos no rosto, foi lacônico quando foi interrogado sobre o crime.

¿Prefiro me manter em silêncio ¿ disse, diante de dois promotores, dois advogados de defesa e um júri formado por quatro mulheres e três homens.

Na platéia havia 45 pessoas, entre parentes dele e de Sandra, convidados e jornalistas. Aparentando abatimento, de barba por fazer, usando óculos, Pimenta se sentou no banco dos réus por volta das 9h. Antes, ao chegar ao prédio, disse apenas ¿muito obrigado¿ a jornalistas que queriam saber se havia se arrependido.

Já na sala de interrogatório, Pimenta Neves também se recusou a falar sobre a relação que mantinha com Sandra Gomide. O juiz então leu a denúncia: homicídio duplamente qualificado com motivo torpe e sem dar possibilidade de defesa à vítima. Indagado sobre sua profissão, Pimenta Neves respondeu que é hoje um aposentado do INSS. Os promotores festejaram a falta de interesse do jornalista em falar sobre o crime.

¿ O fato de ele ter se calado mostra que a materialidade do crime está provada, e ele não tem como se defender ¿ disse o promotor Carlos Horta Filho.

Ouvidos tapados durante leitura

Durante a leitura sobre o dia do crime, em que o juiz relatava o depoimento do caseiro do haras onde Sandra foi morta, José Quinto, Pimenta Neves discretamente tapou os ouvidos com os dedos. O caseiro, segundo depoimento à Justiça, viu quando Pimenta Neves atirou contra Sandra, que caiu sobre um jarro de flores.

¿ Depois ele chegou bem perto, abaixou o corpo e deu um tiro na cabeça ¿ contou o caseiro, segundo relato do juiz. Neste momento, Pimenta permaneceu um longo tempo com os olhos fechados.

Durante todo o dia, o jornalista quebrou o silêncio apenas duas vezes. Primeiro, num intervalo de cinco minutos, na própria sala de interrogatório, chorou e falou ao ouvido da filha, Brenda. Pai e filha permaneceram abraçados por mais de um minuto. Brenda, que é americana e mora nos Estados Unidos, foi a única da família comparecer ao julgamento. A ex-mulher de Pimenta e uma outra filha não vieram para o Brasil.

Durante o almoço, o jornalista teria ainda conversado longamente com os dois advogados. O julgamento foi interrompido por duas horas para que ele, jurados e os magistrados almoçassem.

Na platéia, além de Brenda, uma sobrinha do jornalista acompanhava o julgamento, previsto para terminar entre hoje e amanhã. Supostamente a pedido do jornalista, a atual namorada de Pimenta não teria comparecido ao julgamento.

Ao longo do dia, uma pequena multidão se instalou em frente ao prédio para acompanhar o julgamento. Muitos tentaram se inscrever no sorteio para escolher os que poderiam acompanhar toda a sessão. A Prefeitura de Ibiúna fez pequenas reformas e pinturas de muros e calçadas na região central, onde fica o prédio construído em 1896, no qual desde 1988 funciona o Fórum.