Título: MANTEGA: BRASIL VAI RECORRER EM NOVA YORK
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 04/05/2006, Economia, p. 27

BRASÍLIA. A estratégia de defesa dos direitos brasileiros em todos os fóruns internacionais foi confirmada ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o Brasil poderá recorrer à Justiça de Nova York para evitar grandes aumentos no preço do gás natural boliviano. No entanto, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, garantiu que a opção preferencial é a negociação com a Bolívia.

¿ A Bolívia tem soberania para se apropriar do uso do solo, o Brasil já fez isso, outros países já fizeram. Mas para o fornecimento de gás há um contrato regido por leis internacionais, que tem inclusive um tribunal de arbitragem, que é Nova York ¿ disse Mantega.

O ministro lembrou que os dois países escolheram o foro de Nova York para dirimir possíveis conflitos. Esta é a cláusula que deixa o Brasil em condição de acionar a Justiça:

¿ É óbvio que, como os outros combustíveis subiram, como o petróleo subiu, a tendência é que o gás venha a subir. Mas não deverá ter reflexo na economia brasileira, nenhum pulo na inflação, porque a tendência é que a gente não aceite aumento de preços. As perspectivas são de manter o nível de preço.

Bernardo fez questão de salientar que, no momento, o canal é a negociação diplomática, tendo à frente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

¿ Temos que lembrar que compramos grande parte do que consumimos em gás da Bolívia e que eles nos vendem 50% de sua produção. Nós precisamos deles mas eles também precisam de nós. Portanto é plenamente possível resolver essa questão na negociação. (Henrique Gomes Batista)