Título: CASA BRANCA PEDE MENOS DEMAGOGIA
Autor: Eliane Oliveira e Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 04/05/2006, Economia, p. 29

Desafio é aliar democracia e desenvolvimento humano, diz Condoleeza

WASHINGTON. O governo dos Estados Unidos insistiu ontem em que não se importa se países da América Latina escolham como chefes de Estado políticos de esquerda ou de direita, mas sim que esses líderes ¿ sejam quais forem suas ideologias ¿ estejam atentos às demandas sociais de seus povos, que, como tem constatado a Casa Branca, andam insatisfeitos com os resultados práticos da democracia e das reformas econômicas empreendidas até aqui.

Autoridades americanas disseram que o setor privado tem grande responsabilidade no combate à pobreza, elevando o padrão de vida das pessoas, porque isso interessa à própria lucratividade das empresas. O mais importante, a essa altura, quando as economias da região se mostram equilibradas, é investir mais no próprio povo, sugeriu a secretária de Estado, Condoleeza Rice. Após dizer que ¿não cobramos uma taxa ideológica de nossos parceiros na região¿, ela alertou:

¿ Muita gente não está sentindo os benefícios da democracia em sua vida diária. O nosso desafio agora é o de melhorar o vínculo entre a democracia e um melhor desenvolvimento humano. As expectativas dos povos são grandes. Um país só atinge o seu potencial total quando cada cidadão tenha voz e seja ouvido ¿ disse Condoleeza em discurso na conferência do Conselho das Américas, realizada no Departamento de Estado.

O secretário de Estado Assistente para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Thomas Shannon, havia preparado o terreno ao falar antes dela a uma platéia de executivos de multinacionais e investidores internacionais. Quando um dos presentes perguntou se o populismo crescente na região complicava o cenário, respondeu:

¿ A nós não interessa se um governo é de esquerda ou direita. A questão é que tenham visão sincronizada com o consenso democrático da região. Estamos vendo uma batalha de idéias que será resolvida com base em resultados. Promover mais democracia e mais desenvolvimento é a única forma de fomentar o crescimento econômico e combater a pobreza ¿ disse Shannon.

Ele acrescentou que é essencial haver ¿democracia e responsabilidade¿, e sugeriu aos governos latino-americanos encarar as questões sociais, agora, no nível micro ¿ uma vez que a macroeconomia já exibe bons resultados:

¿ É preciso que as pessoas notem que o crescimento econômico se traduz em benefícios para elas ¿ afirmou o secretário.

OPOSIÇÃO DEFENDE NEGÓCIOS COM BRASIL E AMEAÇA GREVE, na página 30