Título: CÂMARA PROCURA ALTERNATIVA
Autor: Eliane Oliveira e Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 04/05/2006, Economia, p. 29

BRASÍLIA. A Câmara dos Deputados fará na quarta-feira da próxima semana uma audiência conjunta de cinco comissões permanentes para discutir medidas que evitem um possível desabastecimento de gás natural no Brasil. Foram convidados a participar os ministros Silas Rondeau (Minas e Energia), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Dilma Rousseff (Casa Civil), além do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

As comissões de Fiscalização Financeira, Desenvolvimento Econômico, de Relações Exteriores, de Minas e Energia e da Amazônia esperam obter mais detalhes sobre os possíveis prejuízos da Petrobras. A maior preocupação dos parlamentares neste momento, no entanto, é garantir alternativas para que não haja um desabastecimento de gás natural no país, que hoje importa da Bolívia 50% do que consome.

No Senado, a oposição também faz planos de realizar uma audiência pública com autoridades brasileiras para debater os efeitos da decisão do presidente Evo Morales. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na última terça-feira um requerimento propondo a realização de um debate com a presença do presidente da Petrobras e vários ministros. Mas o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), pretende transferir a discussão para o plenário da Casa. (Adriana Vasconcelos)