Título: `NYT¿ VÊ RESSURGIMENTO DO POPULISMO NA REGIÃO
Autor: Eliane Oliveira e Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 04/05/2006, Economia, p. 29

A nacionalização do setor de energia da Bolívia é uma prova de que o populismo ¿ personificado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez ¿ está se espalhando na América Latina, afirmou ontem reportagem do jornal americano ¿The New York Times¿. Em editorial, o jornal também chama a atenção para o risco das eleições no Peru, dividido entre um nacionalista ferrenho, Ollanta Humala, e um ex-presidente acusado de corrupção, Alan García.

O jornal diz que, simbolicamente, a presença de militares nas refinarias pode atiçar o nacionalismo, mesmo fora da América Latina. E recorda que a Venezuela já impôs novos contratos às petrolíferas estrangeiras que operam no país e o Equador, no mês passado, aumentou a participação do Estado nos lucros do petróleo.

Para Roger Tissot, diretor da consultoria PFC Energy, Chávez está forçando as mudanças na Bolívia, ¿o que dará muita dor de cabeça aos EUA¿.

O ¿Times¿ também ressalta que a postura de Evo Morales pode abrir um abismo em relação a Luiz Inácio Lula da Silva, que, depois de eleito, colocou-se bem mais ao centro do que à esquerda.