Título: AMÉRICA, VOCÊ PERDEU¿
Autor:
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O Mundo, p. 33

Réu do 11 de Setembro escapa da pena de morte e é condenado à prisão perpétua

ALEXANDRIA, Virgínia

Oterrorista Zacarias Moussaoui deve passar o resto da vida na prisão, sem direito à liberdade condicional, por conspiração nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, recomendou o júri ontem num tribunal de Alexandria, na Virgínia. Desta forma, o único integrante confesso da al-Qaeda julgado até o momento pelos ataques mais sangrentos da história americana escapou da pena de morte.

Sem demonstrar arrependimento pelos atentados, que mataram cerca de três mil pessoas, o réu declarou ao deixar a corte:

¿ América, você perdeu ¿ disse Moussaoui, que bateu palmas e acrescentou: ¿ Eu venci!

Os nove homens e três mulheres retornaram com o veredicto no sétimo dia de deliberações, após reviverem os atentados que abalaram os EUA e o mundo, assistindo durante semanas a depoimentos, imagens e gravações de áudio ¿ alguns deles nunca divulgados antes, como os do avião que caiu na Pensilvânia.

Momentos antes, Moussaoui parecia rezar enquanto o veredicto era lido, relaxando ao saber que não seria executado. A sentença do francês de origem marroquina, de 37 anos, somente será oficializada hoje de manhã, pela juíza Leonie Brinkema.

À tarde, o júri havia enviado uma mensagem indicando que chegara a um veredicto após 41 horas de deliberações. Moussaoui já havia sido considerado culpado e a dúvida era apenas o tipo de sentença: execução ou prisão perpétua. A acusação alegava que não havia lugar no mundo para uma pessoa como ele. Para a promotoria, o fato de ter sido preso antes dos atentados e não alertar as autoridades sobre eles era o equivalente a participar. Já a defesa dizia que executar Moussaoui o transformaria num mártir.

Para ser condenado à morte, era necessário uma decisão unânime, o que não aconteceu.

¿ Três jurados acharam que o seu papel na operação 11/9, se ele teve, foi menor ¿ disse o porta-voz do tribunal, Edward Adams.

Moussaoui foi preso três semanas antes do 11 de Setembro por problemas em seu visto. Mais tarde ele disse que deveria seqüestrar e pilotar um quinto avião, que seria jogado contra a Casa Branca. Nos atentados, dois aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas, em Nova York; um terceiro contra o Pentágono; e o quarto caiu num campo da Pensilvânia, após os passageiros se rebelarem contra os seqüestradores.

No entanto, a defesa alegou que Moussaoui exagerou o seu papel na conspiração. Os advogados tentaram se concentrar em sua saúde mental, chamando especialistas que diagnosticaram esquizofrenia paranóica ilusória no réu.

Apesar de estar preso durante os atentados, Moussaoui se declarou culpado das seis acusações de conspiração, três das quais passíveis de pena de morte: cometer atos de terrorismo, destruir aeronave e usar aviões como armas de destruição em massa.

O julgamento teve momentos de grande intensidade. Os jurados ouviram as gravações dos pedidos de ajuda de pessoas presas nas Torres Gêmeas do World Trade Center em chamas, viram imagens de pessoas se jogando dos prédios, de corpos carbonizados em meio aos escombros no Pentágono. E por duas vezes ouviram Moussaoui dizer que mataria americanos ¿a qualquer hora, em qualquer lugar¿.

¿ Dava para ver o desprezo em seu rosto. Ele estava inclinado a aceitar qualquer tarefa que lhe fosse dada na jihad ¿ disse num vídeo exibido ao júri Abdul Haqq Baker, líder de uma mesquita que Moussaoui freqüentou em Londres nos anos 90.

Um dos momentos mais dramáticos foi a gravação dos minutos finais do vôo 93 da United Airlines. O gravador na cabine do piloto captou o som da rebelião dos passageiros, tentando entrar e retomar o avião dos seqüestradores.

¿ Na cabine. Se não entrarmos, vamos morrer ¿ disse um homem.

Momentos depois, o avião caiu na Pensilvânia.

No julgamento, Moussaoui confessou conhecer previamente os planos para os atentados e disse que deveria seqüestrar um avião juntamente com Richard Reid, que ficou conhecido como o homem do sapato-bomba. Reid cumpre prisão perpétua por tentar explodir uma bomba escondida em seu tênis num vôo de Paris para Miami.

No banco de testemunha, Moussaoui disse lamentar apenas que os ataques não fossem mais letais.

¿ Estou convencido de que ele não é louco no sentido legal, mas que é doente num sentido diabólico ¿ disse Hamilton Peterson, que perdeu a mãe e o padrasto no vôo 93.

Na Casa Branca, o presidente George W. Bush elogiou a sentença num comunicado: ¿O fim do processo representa o fim deste caso, mas não o fim do combate ao terrorismo. O inimigo que atingiu nosso território no 11 de Setembro continua determinado a matar os americanos. Continuaremos com nossa ofensiva contra os terroristas.¿

A mãe de Moussaoui, Aicha e-Wafi, declarou, com a voz embargada, à rádio France-Inter:

¿ Não sinto mais nada, estou morta. É o pior que pode acontecer a uma mãe. Ele foi condenado pelo que disse, não pelo que fez.

Já ativistas contra a pena de morte disseram que o caso mostra que os júris americanos estão hoje menos inclinados a este tipo de punição.