Título: CAMISINHA, DESAFIO PARA OS CATÓLICOS
Autor:
Fonte: O Globo, 04/05/2006, O Mundo, p. 35

Estudo pedido pelo Papa acirra debate sobre defesa da vida humana

ROMA. Nem no Vaticano todas as crenças sagradas são absolutas: não matarás, mas a guerra pode ser justa. Agora, por trás de paredes silenciosas, ganha forma um debate envolvendo dois pólos de certeza quase absoluta: a longa proibição pela Igreja do uso de camisinha e sua defesa da vida humana.

A questão é a Aids. Recentemente, fontes da Igreja confirmaram que o Papa Bento XVI pediu um relatório para verificar se os católicos poderiam aceitar o uso de camisinha em circunstâncias restritas: para proteger a vida dentro do casamento quando um dos parceiros tem o vírus HIV ou tem Aids.

Conservadores se dizem decepcionados com o Papa

Funcionários da Igreja concordam que, qualquer que seja a decisão do Papa, é extraordinário que uma questão tão delicada esteja sendo levantada. Mas também concordam que essa investigação é lógica, e particularmente significativa para Bento XVI, que era o estrito defensor da doutrina da Igreja no papado de João Paulo II.

¿ De certa maneira, talvez ele tenha adquirido uma grande capacidade de fazer isso porque não há dúvida alguma sobre sua ortodoxia ¿ diz o padre Jon Fuller, médico jesuíta que dirige uma clínica de Aids em Boston, Massachusetts.

O assunto tem vindo à tona como uma das questões mais complicadas e delicadas enfrentadas pela Igreja. Há anos, influentes cardeais e teólogos defendem uma mudança para casais afetados pela Aids, em nome da proteção à vida. Mas outros atacam ferozmente a possibilidade de demover a defesa da abstinência e da fidelidade conjugal para combater a doença.

Na verdade, no caso da camisinha, a única mudança aparentemente considerada se refere ao caso específico de casais casados. Mas qualquer mudança, ainda que pequena, seria impopular entre católicos conservadores. Alguns deles já se disseram decepcionados pelo fato de Bento XVI mostrar agora uma face mais suave do que aquela que exibia quando era cardeal.

O debate tem dois níveis: um deles sobre a teologia moral e doutrina da Igreja, o outro sobre relações públicas e política. Muitos fatores interferem: a Igreja tem seu maior crescimento na África, que tem os mais sérios problemas com a Aids. Grande parte da ajuda ao continente vem de católicos impedidos de fornecer camisinhas.