Título: ESQUEMA FOI DESCOBERTO EM 2004 EM MATO GROSSO
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 05/05/2006, O País, p. 5

Para a PF, a família Trevisan Vedoin, dona da Planam, era a base da organização em Cuiabá

CUIABÁ. O esquema de fraudes começou a ser descoberto em 2004, a partir de uma representação recebida pelo Ministério Público Federal sobre indícios de irregularidades em licitação e crimes contra a ordem tributária praticados desde 2001. A denúncia citava as empresas Planam Indústria, Comércio e Representação e Santa Maria Comércio e Representação.

A Polícia Federal abriu 70 inquéritos na superintendência e nas delegacias do interior de Mato Grosso. A PF levantou os nomes dos principais membros do grupo e seu modo de atuação. Apesar das duas empresas serem sediadas em Mato Grosso, o esquema se espalhou por outros estados.

O delegado Tardelli Boaventura disse que, apesar de saberem que eram alvo de investigação da PF, Ministério Público, Receita Federal e Controladoria-Geral da União desde 2004, eles mantiveram as fraudes:

¿ Eles trocavam de telefone a cada 15 dias.

Segundo Boaventura, a base da organização era formada por integrantes da família Trevisan Vedoin, uma das mais tradicionais de Cuiabá. Proprietário da Planam, Darci José Vedoin é considerado o chefe do grupo. Além dele, estão com a prisão decretada a sua mulher Célia Maria Trevisan Vedoin, seus filhos Luiz Antônio e Alessandra, além do marido desta, Ivo Marcelo Spínola Rosa. A Planam fornece ambulâncias e odontomóveis ao poder público, principalmente por meio de convênios com o Sistema Único de Saúde.

Para chegar até as prefeituras, Darci tinha a intermediação de José Wagner dos Santos, irmão do prefeito de Nova Marilândia (MT). O próximo passo era obter recursos por meio de emendas parlamentares.