Título: PT OFERECE A QUÉRCIA VAGA DE VICE NA CHAPA PARA O GOVERNO DE SÃO PAULO
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 05/05/2006, O País, p. 9

Segundo Berzoini, partido vai procurar outros líderes regionais do PMDB

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT e coordenador da campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), e o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, se reuniram ontem com o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia para pedir o apoio do PMDB ao PT nas eleições deste ano. Em troca do apoio, o PT oferece a Quércia um amplo leque de opções que vão desde a vaga de vice na disputa pelo governo de São Paulo até um pacto de não-agressão no primeiro turno da eleição estadual.

Além de uma avaliação do quadro eleitoral, os petistas pediram apoio na votação de projetos importantes para o governo no primeiro semestre, como o Fundeb e a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Tarso repetiu a oferta da vaga de vice na chapa de Lula, feita anteontem ao presidente nacional do PMDB, Michel Temer.

¿ Colocamos o mesmo que o Tarso havia dito ontem (anteontem) ao Temer. A questão da vice de Lula ficou implícita. Uma aliança tem que ser para valer e não daquelas em que só um lado se beneficia ¿ disse Berzoini.

Segundo Berzoini, a conversa com Quércia foi a primeira de uma série com líderes regionais do PMDB:

¿ O ideal seria uma coligação com o PMDB. Se não for possível, defendo um entendimento político entre os partidos. O ex-governador deixou aberto o caminho para o diálogo.

Quércia não comentou o encontro e distribuiu uma nota, na qual considera importante o diálogo, mas reafirma a vontade de ter o ex-presidente Itamar Franco como candidato a presidente da República pelo PMDB. Quércia e Itamar se encontrarão na próxima terça-feira para tratar do assunto.

O encontro de ontem abre caminho para a direção estadual do PT buscar formalmente o apoio de Quércia em São Paulo. Entre as propostas feitas ao PMDB, a primeira é a vaga de vice na chapa de Aloizio Mercadante ou Marta Suplicy, que decidem domingo, em prévia, quem vai disputar a eleição.

¿ Sem dúvida seria muito bom termos um vice do PMDB ¿ disse o presidente do PT-SP, Paulo Frateschi.

Para o PT, a situação ideal seria que Quércia indicasse o vice e se candidatasse a deputado federal. Segundo petistas, Lula estaria disposto a dar um papel destacado a Quércia num eventual segundo mandato, caso ele aceite disputar a Câmara.

Mas setores do PT defendem que Quércia mantenha a candidatura ao governo para dividir os votos e evitar que José Serra vença no primeiro turno.

A hipótese de apoiar Quércia para o Senado e lançar Eduardo Suplicy candidato a deputado federal é remota. Segundo interlocutores, Quércia teme sair da articulação com a imagem de algoz de Suplicy, que tem 46% das intenções de voto, segundo o Ibope.