Título: NA CÚPULA, CHÁVEZ VIRA `ADVOGADO¿ DE MORALES
Autor: Eliane Oliveira e Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 05/05/2006, Economia, p. 27

Presidente boliviano se mostra cauteloso, enquanto venezuelano defende nacionalização do setor de gás

PUERTO IGUAZÚ (Argentina). Apesar de ser um dos grandes protagonistas da crise desencadeada pela nacionalização do gás e do petróleo de seu país, o presidente da Bolívia, Evo Morales, foi o mais cauteloso dos quatro presidentes que participaram ontem da reunião em Puerto Iguazú. Mais uma vez, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, roubou a cena, atuando como ¿advogado¿ do colega boliviano e deixando claro que há uma aliança entre os dois países.

¿ Demos um golpe no fígado do Império (Estados Unidos) que tenta nos dividir, estamos mais fortalecidos ¿ afirmou o presidente venezuelano.

Enquanto Morales se limitou a agradecer a solidariedade dos vizinhos e a defender a necessidade de manter um diálogo sincero e honesto na região, o presidente da Venezuela defendeu enfaticamente as recentes medidas adotadas pela Bolívia.

¿ Houve um referendo (em meados de 2004) e 92% dos bolivianos disseram que era necessário nacionalizar os hidrocarbonetos. Evo cumpriu o mandato do povo, a soberania não se discute, se respeita e pronto ¿ afirmou Chávez, que na véspera se reunira com Morales em La Paz.

Perguntado sobre os motivos de sua misteriosa passagem pela Bolívia, o presidente venezuelano reafirmou sua decisão de reforçar a parceria entre os dois países.

¿ Evo me ofereceu um jantar e o mais gostoso foi a sobremesa (risos). Foram comigo ministras venezuelanas e cubanas. Começamos a trabalhar num projeto de construção de um pólo petroquímico. Vamos aumentar o comércio, ampliar as compras de soja boliviana, não se preocupem, vamos comprar toda a soja e produzir leite para as crianças. Também estamos pensando em comprar produtos feitos à base de folha de coca ¿ contou Chávez, entusiasmado.

Durante a entrevista coletiva concedida pelos quatro presidentes, o chefe de Estado venezuelano argumentou que ¿graças à nacionalizado dos hidrocarbonetos aceleramos a incorporação da Bolívia ao gasoduto do Sul, o maior projeto da América do Sul em 500 anos¿. Sentado ao lado de Morales, o presidente venezuelano disse, ainda, que o líder boliviano está refundando seu país:

¿ Este homem que está aqui é um descendente de um povo cansado de ser explorado. Ao longo da História a Bolívia decretou terra para os índios e não deu. Liberdade para os escravos, o que nunca se cumpriu. Ele refundou a Bolívia. (Eliane Oliveira e Janaína Figueiredo, enviadas especiais)

LULA: SEM NEGOCIAÇÃO RAZOÁVEL, BRASIL IMPORTARÁ GÁS DE OUTROS FORNECEDORES, na página 28