Título: ARGENTINA VAI À CORTE DE HAIA CONTRA URUGUAIOS
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 05/05/2006, Economia, p. 29

Países pedem apoio do Brasil em briga por fábricas de celulose

PUERTO IGUAZÚ (Argentina). A briga entre argentinos e uruguaios por causa da instalação de duas fábricas de celulose às margens do Rio Uruguai, na fronteira entre os dois países, chamada ¿guerra das papeleiras¿, extrapolou ontem os limites do Mercosul. O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Taiana, anunciou a abertura de um processo contra o Uruguai na Corte Internacional de Haia, na Holanda.

Segundo Taiana, a construção das indústrias viola o Estatuto do Rio Uruguai, assinado em 1975 e que regulamenta o uso de suas águas. Ele afirmou que a decisão do governo uruguaio de instalar as fábricas no local é unilateral e ilícita. O chanceler argentino disse que, com o projeto das fábricas, há risco ao meio ambiente e, principalmente, às comunidades ribeirinhas. O ministro argumentou que as fábricas produzirão cerca de 1,5 milhão de tonelada de celulose por ano.

¿ A Argentina está plenamente convencida dos direitos que lhe cabem nessa controvérsia e continuará se esforçando para preservar o meio ambiente ¿ disse Taiana.

O impasse entre argentinos e uruguaios existe há quase três anos. Os dois países pedem apoio do Brasil, que, até o momento, vem se mantendo neutro. Se dependesse do governo brasileiro, o impasse seria resolvido no âmbito do Mercosul. As autoridades uruguaias reagiram e qualificaram a decisão argentina de ¿lamentável e irracional¿.