Título: INDÍGENAS CELEBRAM EM RITUAL COM FOLHAS DE COCA
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 05/05/2006, Economia, p. 29

Manifestação de pajés de El Alto mostra apoio interno ao decreto de Morales

LA PAZ. Na pobre cidade boliviana de El Alto, pajés indígenas fizeram rituais com folhas de coca para homenagear o presidente Evo Morales pela tomada de controle dos campos de petróleo e gás das companhias estrangeiras, uma manifestação que mostra o forte apoio interno à decisão de nacionalizar os recursos.

Nas ruas de La Paz havia outros sinais de apoio a Morales, que acusou as companhias estrangeiras de pilhar os recursos naturais do mais pobre país sul-americano. Além da cerimônia com as folhas de coca, uma faixa onde se lia ¿nacionalizado¿ foi pendurada num posto de gasolina localizado na principal rua que liga o centro ao aeroporto internacional.

El Alto foi o cenário da sangrenta ¿guerra do gás¿ em outubro de 2003, que derrubou o governo da época, e é o local de concentração de grupos de esquerda que pediam a nacionalização da energia.

¿ El Alto derramou muito sangue pedindo a nacionalização dos nossos recursos. Agora, um grande passo à frente foi dado ¿ disse Nestor Salinas, líder de uma associação que representa os que foram mortos no conflito de 2003.

O governo de Morales enviou ontem uma nota ao governo brasileiro pedindo que respeite a soberania de seu país e que faça uma investigação sobre a suposta incursão de policiais do Brasil na localidade de Puerto Suárez, informou o chanceler David Choquehuanca, segundo a agência estatal ABI.

Na quarta-feira um canal de televisão da Bolívia mostrou brasileiros em território boliviano, escoltados por dois motoristas da Polícia Federal. O fato teria ocorrido em apoio aos moradores de Puerto Suárez, que querem a permanência da siderúrgica brasileira EBX no país.

De acordo com as imagens da TV local, foi realizado um ato com a participação dos cidadãos dos dois países, que cantaram os hinos nacionais e hastearam as bandeiras. O comandante da polícia boliviana, Isaac Pimentel, caracterizou o ato como invasão.

A Polícia Federal negou a invasão e afirmou que dois policiais entraram na Bolívia ¿como parte de uma missão autorizada¿ pelo governo boliviano para expulsar um cidadão que estava ilegal no Brasil.