Título: Uruguai negocia com Bush
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 05/05/2006, Economia, p. 29

WASHINGTON. Em meio a rumores de que seu país estaria deixando o Mercosul, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, disse ontem que chegou a um acordo com o governo americano para expandir as trocas comerciais entre os dois países. Ele acrescentou, no entanto, que ainda não foi possível fechar um acordo bilateral de livre comércio.

Vázquez reuniu-se na Casa Branca com seu colega americano George W. Bush, o que aumentou as especulações de que seria discutido um suposto plano para o Uruguai abandonar o Mercosul e negociar um convênio comercial com os Estados Unidos.

Recentemente, o presidente uruguaio afirmou que seu país estaria considerando deixar o Mercosul como sócio pleno, devido à oposição dos demais membros do bloco sul-americano à celebração acordos bilaterais com os Estados Unidos e outros países fora do Mercosul. Dias depois, Vázquez desmentiu que pretenda sair do bloco.

¿ Concordamos em trabalhar com afinco para ampliar o intercâmbio comercial ¿ disse Vázquez, numa coletiva de imprensa, ao lado de Bush.

Ele disse que, embora o Uruguai não tenha pedido a negociação de um tratado de livre comércio com os EUA, o país continuará buscando a abertura de mercados fora do Mercosul.