Título: ISOLADO DO MUNDO ATÉ O FIM DA VIDA
Autor:
Fonte: O Globo, 05/05/2006, O Mundo, p. 33

WASHINGTON. Zacarias Moussaoui deverá cumprir prisão perpétua numa cela à prova de som, isolado do mundo, no Complexo Correcional Florence, prisão de segurança máxima no Colorado citada no livro de recordes Guinness como a mais segura do mundo. Passará 23 horas por dia sozinho num cela de 3,5 metros por 2 metros. Na hora restante, poderá fazer exercícios, sozinho, dentro de uma câmara de concreto.

Na cela, vaso sanitário, escrivaninha e cama são de concreto. O chuveiro desliga automaticamente para evitar que presos causem alagamentos. Alguns dispõem de uma pequena TV em preto e branco que exibe programas educacionais e missas. As refeições são entregues com o mínimo de contato com o detento.

Ali estão 400 presos perigosos, entre eles Theodore Kaczynski, o Unabomber, que enviava bombas pelo correio, e Richard Reid, o britânico detido num avião com explosivos nos sapatos. A prisão tem 1.400 portas de aço com controle remoto, detectores de movimento e câmeras escondidas. É cercada de arame farpado, monitorada com raio laser e vigiada por cães. Ativistas de direitos humanos dizem que ao longo do tempo presos sofrem depressão, paranóia, ansiedade e alucinações.