Título: MOUSSAOUI DESAFIA BUSH E OS EUA NO TRIBUNAL
Autor:
Fonte: O Globo, 05/05/2006, O Mundo, p. 33

Réu do 11 de Setembro faz o sinal de vitória, grita `Deus amaldiçoe a América¿ e exalta Osama bin Laden

ALEXANDRIA, Virgínia. O único terrorista processado pelos atentados que mataram cerca de três mil pessoas em 11 de setembro de 2001 nos EUA recebeu ontem formalmente uma sentença de prisão perpétua sem direito a liberdade condicional. Antes de ouvir da juíza Leonie Brinkema a decisão ¿ anunciada na véspera pelo júri ¿ Zacarias Moussaoui desafiou os EUA, gritando no tribunal:

¿ Deus salve Osama bin Laden! Vocês jamais o pegarão! América, você se nega a ouvir! Você vai sentir! Nós voltaremos outro dia!

Numa possível alusão a uma frase usada por presidentes americanos em pronunciamentos, e que George W. Bush costuma repetir ao fim de cada discurso ¿ ¿Deus abençoe a América¿ ¿ ele gritou ainda:

¿ Deus amaldiçoe a América!

Terrorista bate boca com a juíza no tribunal

O terrorista da al-Qaeda falou por quase dez minutos. Disse que a tristeza dos americanos é ¿muito seletiva¿, como se só eles sentissem dor, e que seu julgamento foi uma oportunidade perdida para saberem por que pessoas como ele ¿fazem suas atividades¿. A juíza o interrompeu, acusando-o de fazer um ¿discurso político¿. Ele a criticou por limitar suas palavras e disse que os EUA continuarão a sofrer enquanto ¿não quiserem ouvir¿. Quando era retirado do tribunal, afirmou:

¿ Eu ficarei livre. Minha libertação será a prova. Somos os soldados de Deus e vocês são o exército de satã. Vejo vocês antes do fim de G.W. Bush.

Foram provavelmente as últimas palavras que disse publicamente. Aos 37 anos, este francês de origem marroquina será enviado a uma superprisão de segurança máxima no Colorado. O Ministério do Exterior da França disse que poderá pedir aos EUA permissão para que cumpra a sentença em seu país.

Ao entrar ontem no tribunal, Moussaoui fez o sinal de vitória com os dedos. Depois, com um sorriso aberto, sentou-se para aguardar a sentença. Três parentes de vítimas dos atentados tiveram permissão para se aproximar do réu. Rosemary Dillard, que perdeu o marido no atentado ao Pentágono, afirmou:

¿ Por você eu nada sinto, além de desprezo. Espero que você apodreça na prisão sem ver o céu, sem ver o sol, e que seu nome nunca mais apareça nos noticiários.

O terrorista reagiu:

¿ Ela diz que eu destruí uma vida e ela perdeu o marido. Talvez um dia possa pensar em quantas pessoas a CIA destruiu.

Para a juíza, o veredicto mostrou que a justiça foi feita.

¿ Todos os americanos, sejam os que queriam que o réu fosse executado ou os que não queriam, deveriam se sentir satisfeitos ¿ afirmou.

Dirigindo-se ao réu, disse:

¿ Cada um deixará este tribunal e sentirá o sol, o ar fresco, e ouvirá os pássaros. Mas o senhor, quando for, passará o resto de sua vida na prisão.

¿ Foi uma escolha minha ¿ reagiu o réu.

¿ Não foi uma escolha sua ¿ retrucou a juíza. ¿ Senhor Moussaoui, o senhor veio aqui para ser mártir e morrer numa grande explosão de glória. Mas, citando T.S. Eliot (poeta britânico nascido nos EUA), ¿o senhor vai morrer num lamento¿.

Moussaoui embarcaria num dos aviões dos atentados do 11 de Setembro, mas foi preso semanas antes, ao levantar suspeitas numa escola de treinamento de vôo que freqüentava.