Título: HUMORISTAS ITALIANOS ESPERAM DIAS MELHORES
Autor:
Fonte: O Globo, 05/05/2006, O Mundo, p. 33

Banidos por satirizar Berlusconi

ROMA. ¿Informação urgente para comediantes, cartunista e humoristas¿, escreveu o jornal ¿La Stampa¿. ¿Ele se foi.¿ ¿Ele¿, na Itália, significa apenas uma pessoa, e agora que Silvio Berlusconi renunciou como primeiro-ministro, a vida deve começar a melhorar para os comediantes.

Berlusconi, que dirigia ou controlava mais de 90% da televisão italiana em seu mandato, não hesitava banir quem o ofendesse nas telas.

O crime do jornalista Enzo Biagi foi entrevistar o insolente comediante de esquerda e vencedor do Oscar Roberto Benigni pouco antes das eleições de 2001. Após a vitória de Berlusconi, tal uso da TV estatal não seria mais tolerado. Biagi foi chutado.

Quando a comediante Sabina Guzzanti lançou um programa satírico na RAI-3, a empresa Mediaset, de Berlusconi, queixou-se de ¿mentiras graves e insinuações¿ na sua cruel descrição do premier. Alarmada pela ameaça de um caro processo judicial, a RAI cancelou a série.

A encenação, em Milão, de uma peça satírica sobre Berlusconi por Dario Fo, ganhador do prêmio Nobel de Literatura, foi ameaçada de cancelamento até que a mulher do primeiro-ministro, Veronica Lario, manifestou-se contra a censura.

Mas ele se foi. E onde estão os comediantes? Foram para os blogs, a política, a ação social, teatros e arenas.

Sabina não trabalha em TV desde 2003. Em vez disso, passou a se apresentar em teatros alternativos. Mas o tratamento que recebeu a transformou em militante. No concerto do 1º de Maio, recolhia assinaturas para que a emissora estatal se torne ¿independente de partidos¿.

¿ Permitiram que eu circulasse com a petição após longas negociações, mas meu apelo não foi divulgado. Cantores que queriam pedir que o público a assinasse foram ameaçados com multas.

Dario Fo, que recentemente concorreu a prefeito de Milão, comentou esta semana:

¿ Os antigos romanos costumavam prender quem era culpado de ironizar. As coisas evoluíram. Hoje quem ironiza é removido de seu local de trabalho.

Sua carreira mostra que o problema vai além de Berlusconi: caçado pela TV estatal na década de 60, o retorno de Fo nunca foi permitido.

¿ Mesmo na esquerda há pessoas que se incomodam com a sátira. Temos que reduzir o impacto da política na cultura