Título: VATICANO AMEAÇA EXCOMUNGAR BISPOS NOMEADOS PELO GOVERNO DA CHINA
Autor:
Fonte: O Globo, 05/05/2006, O Mundo, p. 34

Porta-voz diz que Papa tomará decisão após conhecer as circunstâncias

CIDADE DO VATICANO. Numa forte reação à nomeação de dois bispos pelo governo chinês sem a anuência do Papa Bento XVI, o Vaticano ameaçou ontem excomungar os prelados pelo que classificou de ¿uma grave violação da liberdade religiosa¿.

O episódio é considerado um grande retrocesso nas tentativas da Igreja Católica de reaproximar-se da China, com a qual não mantém relações diplomáticas desde 1951, logo após a vitória dos comunistas na Revolução Chinesa. ¿O Santo Padre tomou conhecimento das notícias com profundo pesar¿, disse num comunicado o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.

A Santa Sé ressaltou que a excomunhão é a pena automática para padres e bispos consagrados sem autorização, mas Navarro-Valls disse que a Igreja ainda não conhece bem as circunstâncias da nomeação e não tomaria uma decisão no momento. Segundo ele, há indícios de que os bispos ¿ Ma Yingling, de Yunnan, e Liu Xinhong, de Anhui ¿ sofreram fortes pressões do governo de Pequim para tomarem parte nas ordenações, ¿contrariando a sua consciência¿.

¿ Vamos pensar nisso depois, não agora. Ainda não temos toda a informação ¿ disse ele, respondendo a uma pergunta sobre se a Igreja já excomungara os prelados.

A China alega que a nomeação de bispos pelo Vaticano é uma interferência em assuntos internos do país, que tem dez milhões de católicos, em sua maioria ligados à Igreja permitida pelo governo. Em sua declaração de protesto, o Vaticano ressalta ¿a necessidade de respeitar a liberdade da Igreja e a autonomia das instituições de qualquer interferência externa¿. Nos últimos anos, os dois lados chegaram a um entendimento em que os bispos nomeados pelo governo chinês procuravam antes de serem consagrados o reconhecimento do Vaticano, um pacto informal agora rompido.