Título: PROMESSAS DE LONGO PRAZO NA CIDADE HISTÓRICA
Autor:
Fonte: O Globo, 06/05/2006, O País, p. 14

Lula faz campanha na reinauguração de Maria Fumaça entre Mariana e Ouro Preto

OURO PRETO (MG). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a inauguração do trem de ferro ligando as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto para fazer promessas de campanha. Ao lado de dona Marisa e do governador Aécio Neves (PSDB), ele listou grandes projetos que demandariam pelo menos mais quatro anos de governo.

¿ Logo logo vamos convidar os brasileiros para viajar na ferrovia do Pantanal, que foi abandonada e estamos consertando para dar ao povo um mínimo de orgulho. Logo, logo vamos resolver o gargalo do porto de Santos; vamos fazer a ferrovia Norte/Sul, e vamos fazer a Transnordestina ligando quatro estados do Nordeste, num trecho de 1.800 km ¿ disse Lula, após o passeio na Maria Fumaça recuperada pela Companhia Vale do Rio Doce.

No palanque armado em frente à estação ferroviária em Ouro Preto, o presidente e Aécio ficaram cochichando. Depois, Lula brincou sobre a cachaça:

¿ Quando a gente terminou essa viagem do trem deveria ter uma festa, uma mesa de feijão tropeiro, pururuca. Eu não vou dizer uma Savana ou uma Salinas (famosas cachaças de Minas) porque vão dizer que estou induzindo os ministros a tomar uma caninha.

O passeio pelas montanhas de Minas a bordo da Maria Fumaça convenceu Lula a aceitar o convite do ministro Walfrido Mares Guia: passará o fim de semana na fazenda dele, nos arredores. Mares Guia prometeu que a comida será feita em fogão de lenha:

¿ Nada de gás, para não estressar o presidente ¿ brincou o ministro. (Sueli Cotta)