Título: CARIOCAS GASTAM SOLA DE SAPATO
Autor: Célia Costa e Rodrigo March
Fonte: O Globo, 06/05/2006, Rio, p. 18

Número de pessoas que vai a pé supera o das que usam carro

O número de pessoas que andam a pé, fazendo viagens com origem e destino na cidade do Rio, supera os que andam de carro e de metrô e só perde para os que pegam ônibus urbano. Conforme o estudo apresentado no anteprojeto do Plano Diretor de Transportes, são feitas no Rio 5,7 milhões de viagens de ônibus e 3,5 milhões a pé. De carro são 2,3 milhões. E de metrô, 352 mil.

As razões para tamanho desgaste de sola de sapato são muitas: podem ser tanto pela falta de dinheiro quanto pelas deficiências do sistema de transporte público. Há casos em que a má distribuição de linhas de ônibus obriga moradores de locais mais distantes a caminharem até a via principal do bairro para pegar o ônibus ¿ lacuna que seria responsabilidade do transporte complementar ou alternativo. Mas, como o próprio estudo revela, as vans acabam competindo com os ônibus.

O anteprojeto mostra que, no transporte coletivo em geral, dentro e para fora da cidade, os ônibus municipais respondem por 64% das viagens, cerca de 3,6 milhões. Em segundo lugar aparece o transporte alternativo, com 897 mil. O dado, no entanto, é baseado apenas nas cerca de seis mil vans legalizadas. Se for levado em conta as clandestinas (estimadas pelas empresas de ônibus em outras seis mil), o número pode ser ainda maior.

O metrô, apontado por especialistas como a solução para o transporte de massa, é responsável apenas por 5% das viagens, com cerca de 289 mil.

Um dos principais pontos do estudo que originou o anteprojeto é a integração entre ônibus, metrô, trem e barcas. Mostra, por exemplo, que existem 912 linhas de ônibus mal distribuídas. Enquanto há excesso na Zona Sul, moradores da Zona Oeste sofrem com a deficiência de transporte. O plano aponta também meios de transporte que subutilizados, como as barcas: só 0,7% as utilizam.