Título: `Auditoria terá critérios técnicos¿
Autor: Luís Fernando Rocha e Ramona Oedoñez
Fonte: O Globo, 06/05/2006, Economia, p. 33

Apontado como um dos mais radicais integrantes do governo Evo Morales, o ministro dos Hidrocarbonetos, Andrés Soliz Rada, trocou ontem o tom inflamado dos últimos dias por uma disposição mais conciliadora.

O governo boliviano anunciou que, no processo de nacionalização do gás, fará auditorias nas empresas de petróleo estrangeiras que atuam no país. A Petrobras teme pela isenção desta auditoria e não parece disposta a aceitá-la. Como será a auditoria?

ANDRÉS SOLIZ RADA: Asseguro que será uma auditoria independente. Levará em conta somente o critério técnico. Esperamos que os resultados satisfaçam ambas as partes.

O Ministério dos Hidrocarbonetos já sabe quando as auditorias começarão?

SOLIZ RADA: Devem começar na próxima semana e durar dois meses. Depois, o governo boliviano terá, de acordo com o decreto supremo de nacionalização, prazo de quatro meses para negociar com a Petrobras e com as demais empresas de petróleo.

O senhor confirma que o governo boliviano pretende convidar técnicos da Venezuela para fazer as auditorias?

SOLIZ RADA: Não estamos acertando com a Venezuela. Queremos convidar os melhores disponíveis no mercado. Estamos pesquisando na Noruega, no Canadá e em outros lugares onde há técnicos capacitados.

O governo boliviano pretende manter até quando as refinarias e campos de produção de gás ocupados por tropas do Exército?

SOLIZ RADA: Isso é um problema das Forças Armadas. Não cabe a mim decidir.

Como será o processo de negociação com a Petrobras? O governo espera que a estatal brasileira retome os investimentos no país?

SOLIZ RADA: Esperamos criar uma comissão bilateral com a Petrobras para negociar os novos contratos. Os investimentos serão mantidos. (Chico Otavio, enviado especial)