Título: SEM ENTREVISTA, MAS COM CRÍTICA A JORNAIS
Autor: Monica Tavares e Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 06/05/2006, Economia, p. 34

Secretário-geral do Itamaraty chama imprensa de `primitiva¿

Secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães esteve na Bolívia chefiando uma missão de negociadores brasileiros menos de uma semana antes de o presidente boliviano, Evo Morales, estatizar a exploração de gás e petróleo no país. Mas, ontem, minimizou os conflitos políticos na América do Sul. O embaixador, que não dá entrevistas, recorreu a críticas à imprensa num seminário na UFF:

¿ Os jornais de hoje estão dizendo que a nossa vizinhança é extremamente conflituosa. Eles não têm idéia do que seja uma vizinhança conflituosa. Não têm a menor idéia do que seja coisa alguma. Mas, enfim, o que eu posso fazer? É a paixão, a paixão política.

Numa palestra de 40 minutos, em outras duas ocasiões Guimarães condenou a cobertura jornalística sobre os temas da América do Sul. Disse que a imprensa brasileira mantinha uma conduta ¿deprimente¿ e ¿primitiva¿.

¿ A imprensa brasileira trata as relações Brasil-Argentina como se fosse um jogo de futebol: você tem que ganhar, fazer mais gols. É uma coisa absolutamente deprimente. É uma coisa um tanto quanto primitiva.

Procurado por jornalistas ao fim de sua apresentação, ele não quis responder a perguntas, alegando que não dá entrevistas.

Na semana em que o país se viu ameaçado no fornecimento de metade de seu consumo de gás, que vem da Bolívia, o embaixador enalteceu a ¿independência em termos de energia¿ do Brasil, numa referência à auto-suficiência na produção de petróleo.

O embaixador primeiro mencionou que haveria apenas 30 países auto-suficientes em petróleo. Depois, corrigiu-se e disse que seria um grupo menor, talvez de 12. Nem um nem outro: há 21 países, além do Brasil, que têm a auto-suficiência em petróleo.

Discursando num evento chamado ¿Diálogo Brasil ¿ Argentina¿, Guimarães se confundiu na comparação entre os dois territórios. Disse que a Argentina tem 3,5 milhões de quilômetros quadrados, cerca de metade do tamanho do Brasil. O território brasileiro é de 8,51 milhões de quilômetros quadrados e o da Argentina, reconhecido internacionalmente, é de 2,78 milhões de quilômetros quadrados.