Título: CHINA FAZ CHOVER PARA LIMPAR PÓ DE PEQUIM
Autor:
Fonte: O Globo, 06/05/2006, O Mundo, p. 43

Nuvens foram bombardeadas para reduzir conseqüências de gigantesca tempestade de areia

PEQUIM. A China recorreu à chuva artificial para amenizar parte das conseqüências das tempestades de areia que têm atingido Pequim. Em 18 de abril, uma tempestade originada no Deserto de Gobi, no norte do país, cobriu parte da China e alcançou o Japão. A capital chinesa tem ficado regularmente coberta por uma grossa camada de pó e areia, que aumenta o risco de males respiratórios.

Se estima que a tempestade de 18 de abril tenha despejado 300 mil toneladas de poeira e areia sobre Pequim. Ela foi extremamente severa até mesmo para os chineses, que já se acostumaram com esse tipo de fenômeno. Foi considerada a pior dos últimos cinco anos e afetou a capital apenas alguns dias depois de outra tempestade areia um pouco menos intensa.

Segundo a agência de notícias oficial Xinhua, a operação para gerar chuva artificialmente foi um sucesso. Mas a agência não deu detalhes de como a chuva foi gerada. A chuva artificial é um tema controvertido e muitos cientistas põem em dúvida a eficiência dos métodos disponíveis. Os chineses, todavia, dizem obter sucesso e recorrem freqüentemente a esse recurso para socorrer o árido norte do país.

De acordo com a Xinhua, o Serviço do Tempo de Pequim provocou uma intensa chuva artificial na quinta-feira. ¿Ao todo, 163 cápsulas com iodeto de prata foram disparadas dentro das nuvens sobre seis distritos de Pequim, resultando numa intensa chuva¿, informou a agência chinesa. É a reação química provocada pelo iodeto de prata que deflagra a precipitação da água concentrada nas nuvens.

Não há confirmação se a chuva foi provocada de fato pelo procedimento. Certa é a preocupação da China com as tempestades. Originadas no Deserto de Gobi, em expansão devido à devastação provocada pela agropecuária e o desmatamento, elas se tornaram mais freqüentes e violentas nos últimos anos. Estudos mostram que as tempestades carregam bactérias da China para o Japão.