Título: ANIMAÇÃO GANHA DESTAQUE NO EXTERIOR
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 07/05/2006, Economia, p. 44

Criatividade e mão-de-obra barata e qualificada são vantagens competitivas

BRASÍLIA.¿Peixonauta¿ ¿ ou ¿Fishtronaut¿ para os gringos ¿ é uma estrelinha brasileira que nasceu para brilhar em solo canadense. O personagem foi criado pela produtora paulista TV Pingüim, em parceria com a canadense Nelvana, para um seriado de televisão que deve estrear no fim de 2007 no Canadá. Um projeto de US$4,5 milhões que mostra o potencial do Brasil na exportação de filmes de animação, área pouco explorada que começa a ganhar destaque, especialmente depois de filmes como ¿A Era do Gelo 2¿, dirigido por Carlos Saldanha.

O ¿Peixonauta¿ é um seriado com 52 episódios de 11 minutos que pode abrir portas para a produção brasileira. Kiko Mistrorino, sócio-gerente da TV Pingüim, conta que os canadenses ficaram entusiasmados.

¿ O Brasil não tinha tradição na área, mas está conquistando o mercado. Temos criatividade e mão-de-obra barata e qualificada ¿ diz.

A animação é uma das muitas opções da televisão tipo exportação. Ao contrário do Brasil, no exterior as redes compram o conteúdo ou trabalham com co-produções.

¿ Mesmo com o dólar em baixa, o Brasil é uma opção barata para produção de televisão ¿ diz Fernando Dias, presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Tevê.

Ele explica que as demandas são variadas. Há interesse em documentários sobre a Amazônia, Pantanal, música, turismo e culinária. O país também vem sendo procurado para séries de ficção. O clima, as locações e a diversidade étnica contam pontos, assim como a qualidade das instalações.

¿ A produção para televisão é uma vitrine do que o país produz ¿ diz Dias.

Na área de publicidade, onde o país já tem uma imagem consolidada, com premiações no Festival de Cannes, a previsão é de US$18 milhões em exportações. O projeto Filme Brasil, de empresas e entidades em parceria com a Apex-Brasil, trouxe, em janeiro, produtores americanos para ver locações e equipamentos.

¿ Eles ficaram impressionados com a qualidade dos equipamentos ¿ diz Rita Valente, gerente do projeto e integrante da Associação Brasileira de Produção de Audiovisuais.

Rita acaba de retornar da Location Trade Show, em Los Angeles, feira que negocia locações para propagandas, e diz que o Brasil atrai estrangeiros:

¿ São Paulo pode se transformar na Itália, um comercial com neve acaba de ser filmado nos Lençóis Maranhenses. São muitas as possibilidades. (Regina Alvarez).